Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Espetáculo “Três mulheres e um bordado de sol” estreia no Recife

Teatros Marco Camarotti e Hermilo Borba Filho recebem as curtas temporadas do espetáculo, que possui o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Rogério Alves/Divulgação

Levando à cena as marcas e transformações vividas de corpo e alma pelo elenco, durante o processo de pesquisa que moveu o grupo nos últimos três anos no contato com as vidas e obras de Clarice Lispector, Edith Piaf e Frida Kahlo, o espetáculo “Três mulheres e um bordado de sol” estreia no Recife nesta sexta-feira (7), às 18h30, em sessão fechada para convidados no Teatro Marco Camarotti, em Santo Amaro. No sábado (8), tem a primeira apresentação ao público em geral, também no Marco Camarotti, a partir das 20h, com uma sessão extra às 18h.

Possuindo direção do bailarino e coreógrafo Raimundo Branco, a dramaturgia também é assinada pela artista Silvia Góes, do Coletivo Lugar Comum, explorando as vivências visuais, literárias e corporais impressas nas histórias dessas três mulheres aos ecos provocados por sua força nos corpos e vidas dos bailarinos em cena.

Rogério Alves/Divulgação

O espetáculo foi sendo aos poucos fecundado a partir de três personalidades femininas marcantes da arte ocidental em diversas linguagens: música, artes plásticas e literatura. Uma brasileira um tanto pernambucana nascida na Ucrânia, Clarice Lispector; uma francesa que num dia qualquer, das ruas de Paris, partiu com seu canto para muitos tempos e lugares, Edith Piaf e outra que transfigurou em cores a sua dor e do México se instalou em ventres diversos ao redor do planeta, Frida Kahlo. Mulheres que deram corpo a obras que agora ganham outros corpos em novas interpretações.

A montagem nasce depois de mais de três anos de pesquisa independente proporcionada pela paixão e vontade de um grupo de artistas em diálogo permanente na Compassos Cia. de Danças, através de trabalhos práticos, atividades continuadas de formação e debates com coreógrafos, escritores, músicos e outros artistas em atuação em Pernambuco.

O mergulho horizontal na criação compartilhada por artistas convidados, elenco, direção e dramaturgia, gerou ainda três seminários abertos com apresentações públicas e gratuitas e trocas poéticas sobre o fazer artístico da dança na sede da Compassos Cia de Danças e ao ar livre, na Rua Tuiuti, Rua Nova, Praça Maciel Pinheiro e nos caminhos entre, nos anos de 2011 e 2013. A montagem do espetáculo tem o incentivo do FUNCULTURA, Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco.

No Teatro Hermilo Borba Filho, localizado no Bairro do Recife, as sessões serão realizadas a partir da próxima terça-feira (11), sempre às 20h, até o domingo (16). No mesmo teatro, o espetáculo retorna com curta temporada no período de 26 a 28 de novembro, com sessões a partir das 20h.

Serviço:
Espetáculo “Três mulheres e um bordado de sol”
- Teatro Marco Camarotti
07 de novembro, às 18h30 (sessão para convidados)
08 de novembro, às 18h e 20h
- Teatro Hermilo Borba Filho
11 a 16 de novembro, às 20h
26 a 28 de novembro, às 20h
Indicação: 12 anos
Valor da entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

< voltar para home