Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Estação da Cultura de Arcoverde vai inaugurar um galpão de espetáculos

Neste mês de novembro, a Estação da Cultura, antiga estação ferroviária da cidade de Arcoverde, comemora 20 anos de existência. Para celebrar a data, além de uma série de reformas, o espaço cultural lança o “Temporadas Circulador”, projeto que em 2022 irá inaugurar as novas instalações do Espaço Circulador, o novo galpão de espetáculos.

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o “Temporadas Circulador” é uma mostra de artes cênicas que ao longo de dez meses oferecerá uma programação diversificada e gratuita ao público arcoverdense. Todas as ações contarão com a presença de intérpretes de LIBRAS. A programação completa será divulgada em fevereiro de 2022.

HISTÓRICO - No dia 17 de novembro de 2001 um grupo de artistas inicia a ocupação dos galpões da antiga estação ferroviária da cidade de Arcoverde, no Sertão do Moxotó.

De lá para cá, inúmeros projetos têm sido desenvolvidos pela Estação da Cultura. Em 2003, com incentivo da BrasilFoundation, iniciou ações formativas com crianças e jovens da comunidade no entorno, projeto ampliado em 2004, quando foi a primeira instituição do país a tornar-se Ponto de Cultura. Seus diversos núcleos de pesquisa e criação realizaram oficinas e espetáculos, produziram um programa em uma rádio comunitária, criaram o primeiro cineclube de Arcoverde. A partir de 2012 a Estação iniciou um novo modelo de ocupação, abrindo suas portas e oferecendo espaço para a instauração de sedes a grupos e artistas desenvolverem suas atividades na cidade. Hoje abriga oito coletivos de diversas linguagens artísticas, como cultura popular, teatro, capoeira, grafitte, literatura e ateliês de artes visuais e produção de instrumentos musicais.

Em 2015 a Estação realizou pela primeira vez a mostra de artes A Vapor. Criada inicialmente para divulgar a produção dos ocupantes da Estação, a mostra, que já está na sua quinta edição, se expandiu e passou a receber atrações de todo o estado de Pernambuco.

A Estação da Cultura segue com o objetivo de promover, apoiar e estimular ações que integrem arte, educação e comunicação para o desenvolvimento artístico e cultural da comunidade. Tem como missão fortalecer o diálogo que nos encaminha para a democratização dos espaços de produção, formação e difusão artístico-cultural no interior do estado de Pernambuco.

< voltar para home