Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Estão abertas as inscrições para oficina gratuita de elaboração e gestão de projetos de artes visuais

As inscrições podem ser feitas no período de 15 a 30 de novembro. A oficina, que conta com incentivo do Funcultura, será realizada no formato on-line, destinada a artistas, gestores e produtores culturais do interior de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

Lia Letícia e Clarice Hoffmann serão as facilitadoras da oficina

O projeto Táticas Visuais chega como uma oportunidade para artistas, produtores, gestores culturais do interior de Pernambuco. A iniciativa de formação oferece gratuitamente uma oficina de elaboração e gestão de projetos na área das artes visuais: exposição, performance, intervenção urbana, publicação, videoarte, entre outros. A capacitação será ministrada pelas produtoras culturais Clarice Hoffmann e Lia Letícia, profissionais experientes que atuam com diversos projetos artísticos. As aulas serão realizadas em formato online, com um total de 50 horas. A oficina será dividida em dois módulos. O projeto Táticas Visuais tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

As inscrições podem ser feitas no período de 15 a 30 de novembro. Os interessados devem enviar e-mail para taticasvisuais@gmail.com. O curso conta com 40 vagas, sendo destinado especificamente para agentes culturais residentes no interior de Pernambuco. Pessoas com deficiência auditiva poderão participar e acompanhar a formação que terá acessibilidade, a partir de um intérprete de Libras.

O objetivo do projeto Táticas Visuais é capacitar e qualificar para a elaboração e a gestão de projetos dedicados às artes visuais, com foco no edital Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco. Os participantes terão a oportunidade de identificar suas potencialidades, elaborar ou aperfeiçoar seus próprios projetos. Ou seja, será uma oportunidade de transformar sua ideia em projeto cultural e formatá-la para o edital Funcultura, que destina recursos anualmente para a realização das propostas selecionadas.

PROGRAMA - As aulas do Módulo I terão encontros aos sábados e domingos, das 9h às 13h, nos dias 4 e 5 e 11 e 12 de dezembro de 2021. Com facilitação de Lia Letícia, o módulo será dedicado aos estudos de casos de iniciativas de artistas e coletivos de arte, para assim ampliar o conceito dos projetos e aprofundar o entendimento sobre estratégias de ação em contextos específicos, políticos e econômicos. Durante os encontros, serão analisadas as atuações de artistas e grupos e o respectivo impacto de seus trabalhos no campo da arte local e/ou brasileira. A ideia é que esse conjunto de informações auxilie a elaboração dos projetos idealizados ao longo do curso.

No dia 18 de dezembro de 2021, das 9h às 13h, ocorre uma bate-papo com Liliana Tavares, da COM Acessibilidade, sobre a idealização de ações de acessibilidade para projetos culturais. A acessibilidade é a área que promove o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência, seja física ou intelectual, possibilitando que pessoas surdas, com baixa visão, cegas, cadeirantes, entre outras, também possam participar das iniciativas culturais através de audiodescrição, intérprete de Libras, sistema Braile, rampas de acesso, entre outras ferramentas.

No Módulo II, com facilitação de Clarice Hoffmann, os/as participantes serão convidados/as a realizar exercícios práticos relacionados à elaboração de projetos culturais. As atividades serão orientadas a partir da apresentação dos tipos de projetos para as diferentes linhas de ação dentro das artes visuais: exposição, performance, intervenção urbana, publicação, videoarte, entre outros.

Nesta etapa, para que haja um melhor aproveitamento do conteúdo ministrado, os/as 40 inscritos serão divididos em duas turmas. Uma com aulas aos sábados, das 9h às 13h, nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, 5, 12, 19 de fevereiro e 5 de março de 2022. E a outra aos domingos, também das 09h às 13h, nos dias 9, 16, 23, 30 de janeiro, 6, 13, 20 de fevereiro e 6 de março de 2022.

FACILITADORAS

Clarice Hoffmann é jornalista e produtora cultural. Elaborou projetos aprovados em editais do Funcultura, do Centro Cultural Correios e do Itaú Cultural. Além de idealizar propostas que ganharam visibilidade nacional, já assinou a coordenação de produção e a produção executiva de diversas iniciativas. Sua experiência mais importante como facilitadora, se deu em Conceição das Crioulas, área quilombola localizada no município de Salgueiro, através de encontros mensais realizados ao longo de um ano. Vale citar também, a sistematização e produção dos estudos de caso para o livro Mobilizar para Transformar, publicado por Oxfam.

Lia Letícia é artista visual, arte-educadora e produtora cultural. Atua como coordenadora de diversas atividades e de espaços da área das artes visuais, como as ações artísticas do projeto Criaturas Urbanas, do Cinecão e da Galeria Maumau. Entre os projetos de educação nos quais atuou vale destacar a Escola Engenho e as Tardes de Quintal. Também presta serviço de arte-educação para Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e SESC.

Serviço
Oficina Táticas Visuais – Da elaboração a gestão de projetos
Inscrições gratuitas: De 15 a 30 de novembro de 2021.
Para se inscrever, basta enviar um e-mail para taticasvisuais@gmail.com e responder com o formulário preenchido.
Aulas on-line
Vagas: 40, apenas para agentes culturais residentes no interior de Pernambuco. Acessível para pessoas com deficiência auditiva,

Módulo I – dias 4 e 5 e 11 e 12 de dezembro de 2021 – das 9h às 13h, sábados e domingos, para os 40 participantes do curso.
Bate-papo acessibilidade – dia 18 de dezembro de 2021, das 9h às 13h, para os 40 participantes do curso.

Módulo II – dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, 5, 12, 19 de fevereiro e 5 de março de 2022 (sábados) – das 09h às 13h, para grupo de 20 participantes, ou dias 9, 16, 23, 30 de janeiro, 6, 13, 20 de fevereiro e 6 de março de 2022 (domingos), das 09h às 13h, para grupo de 20 participantes.

< voltar para home