Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Estreia segunda temporada da série “É Por Aí – Mobilidade”

Série para tv e web lança mais dez episódios com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura

Exibições de programas inéditos, debate sobre mobilidade urbana e boa música vão marcar nesta terça-feira, 27/10, o lançamento da segunda temporada da série “É Por Aí – Mobilidade”, uma realização da produtora Jacaré Vídeo, com incentivo do Funcultura.

Renata Pires

Renata Pires

Todos os episódios da nova temporada também estarão disponíveis online

A partir das 19h, o Coletivo Sexto Andar, no Edifício Pernambuco (centro do Recife), vai abrigar o público interessado em conferir seis programas da nova temporada, que conta com dez episódios roteirizados, dirigidos e editados por Pedro Andrade, Hugo Coutinho, Rafael Amorim e João Lucas. Após o lançamento, os episódios também poderão ser assistidos na TV Pernambuco e Tv Universitária, e também no site do projeto

Segundo Pedro Andrade, na segunda temporada existia desde o começo o desejo de testar novos formatos para o programa. “Um programa sobre mobilidade normalmente é jornalístico ou documental, então nessa temporada a gente quis experimentar mais com ficção. Vários programas têm essa pegada, alguns inclusive bastante surreais, o que nos deu a possibilidade de criar mais livremente”, explica Pedro.

Bicicleta, ônibus, barco, a escolha da caminhada como meio de transporte, a acessibilidade e a ocupação de espaços públicos são os temas tratados na segunda temporada da série. Também foi uma opção fazer episódios de ficção e de vídeo-poesia, e também sobre o estresse dos carros na vida dos motoristas e as ruínas da cidade. “Outra ideia foi ampliar a discussão para outras praças, afinal a discussão é universal e atemporal, e nesse sentido, dois episódios foram realizados em São Paulo”, esclarece João Lucas, um dos idealizadores e realizadores da série.

Uma mesa redonda sobre iniciativas da sociedade civil que têm o objetivo de melhorar a vida nas cidades promete fomentar ainda mais o debate, e contará com a participação de Cézar Martins, da Ameciclo; e Bruna Pedrosa, do Praias do Capibaribe. De acordo com João Lucas, o tema escolhido para nortear o debate parte do problema  que é “esperar pelo poder público para que as realizações que desejamos para nossas cidades se concretizem. Hoje em dia, em todo o mundo, é habitual a sociedade civil tomar a iniciativa de mudar seu lugar, de transformar para melhor seu entorno através do urbanismo tático, de intervenções, de mobiliários efêmeros (ou não)”, e justifica a importância do tema, afirmando que “discutir a cidade é discutir a vizinhança, é discutir o nosso bem estar. Como as decisões governamentais sobre o urbanismo da cidade na maioria das vezes passa por interesses financeiros, a qualidade de vida e as discussões qualificadas ficam em segundo plano, por isso a importância das iniciativas individuais e coletivas em prol de uma cidade melhor”.

No final da noite, o Dj Gerson Flávio, personagem de um dos episódios da série, coloca seu vinis pra tocar no espaço.

Histórico do Projeto

O É por ai nasce na TVPE, no dia 22 de setembro de 2013, a partir de uma pauta sobre mobilidade urbana por ocasião do Dia Mundial sem Carro. Esse primeiro piloto, um desafio intermodal carro x bicicleta, acabou por motivar a construção da primeira temporada do programa. Desde então o projeto tomou fôlego e chega na sua segunda temporada este ano, com vinte episódios ao todo.

Os programas provocam o questionamento sobre a escolha do automóvel, colocando em evidência que outros meios de transporte são essenciais na organização das grandes cidades. A rotina de quem enfrenta o trânsito, as impressões da sociedade civil, a lógica dos transportes coletivos, a opção pela bicicleta, o problema da acessibilidade, dentre outros temas, estão presentes nos episódios da série.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DA SEGUNDA TEMPORADA DO É POR AÍ – MOBILIDADE
Onde: Sexto Andar – Edifício Pernambuco. Avenida Dantas Barreto, 324, 6º andrar
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

< voltar para home