Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Estudantes e professores de música recebem palestra sobre Funcultura e empreendedorismo

Formação é oferecida pelo Programa Pernambuco Criativo

A Gerência de Formação e Projetos Especiais (Secult-PE) e a Gerência de Gestão do Funcultura (Fundarpe) promovem nesta segunda-feira, 29/10), uma palestra sobre o Funcultura para estudantes e professores da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical.

A iniciativa surgiu a partir da demanda da própria ETE de Criatividade Musical que, alinhado às ações previstas pela Aliança New Empertiement Opportunity (NEO) Brasil com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, visa envolver a integração entre os estudantes, programas e políticas públicas relacionadas ao emprego juvenil e ao fortalecimento da qualidade dos serviços de educação profissional e orientação vocacional. A partir desta diretriz, foi criada uma coordenação de gestão empreendedora dentro da Escola de Criatividade Musical. A coordenadora de gestão empreendedora, Naná Sodré, dá aula de empreendedorismo e ministra o curso “Formação Músico Empreendedor” que tem por objetivo mostrar aos estudantes sobre como gerenciar a própria carreira, banda ou grupo musical durante o seu processo de formação.

Divulgação

Divulgação

Escola de Criatividade Musical funciona na Rua da Aurora, no Recife

Ao desenvolver a disciplina sobre empreendedorismo na ETE, Naná Sodré, que também é produtora cultural e atriz, se deparou com músicos talentosos mas que sabiam pouco ou quase nada sobre as ferramentas de fomento disponíveis para o desenvolvimento das suas carreiras profissionais. Ela reforça que atualmente na Escola de Criatividade Musical há cerca de 15 grupos musicais, das mais diversas competências técnicas e criativas. Com o intuito de apresentar formas de sustentabilidade e estimular o protagonismo destes jovens para empreender e gerir seus próprios projetos musicais que Sodré buscou a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

A necessidade foi à apresentada à Gerência de Formação e Projetos Especiais e à Gerência de Gestão do Funcultura que diante da demanda propôs uma palestra aos estudantes e professores da Escola de Criatividade Musical. A palestra “Funcultura: Formação do Músico Empreendedor” será realizada na própria ETE e será conduzida pelo Superintendente de Gestão do Funcultura, Gustavo Duarte e mediada pela coordenadora de empreendedorismo Naná Sodré. Na ocasião, serão discutidos sobre os mecanismos da lei de incentivo, as vantagens para inscrição de propostas na ferramenta de fomento e como as(os)musicistas e profissionais da área de Música podem se apropriar da ferramenta e do Edital de Música do Funcultura para viabilizar suas idéias e ações. A conversa é voltada ao público interno: estudantes, professores e funcionários da Escola de Criatividade Musical de Pernambuco, que fica situada na Rua da Aurora, 439, no bairro da Boa Vista, em Recife. Esta ação é gratuita e tem apoio do Programa Pernambuco Criativo.

PERNAMBUCO CRIATIVO – O Programa tem origem no convênio assinado em 2012 entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Economia Criativa. Foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia da Cultura no Estado.

SERVIÇO 
Palestra sobre o Funcultura: formação do músico empreendedor
Facilitador: Gustavo Duarte (Superintendente de Gestão do Funcultura)
Local: Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical
R. da Aurora, 439 – Boa Vista, Recife
Data: Segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Horário: A partir das 16h
Público-alvo: estudantes e professores da ETE de Criatividade Musical

 

< voltar para home