Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Evento debate acessibilidade comunicacional no Recife

A quarta edição do Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco acontecerá entre os dias 2 e 5 de maio. Com incentivo do Funcultura, o evento acontecerá no Sesc Santo Amaro, onde receberá uma programação de atividades formativas e espetáculos

Divulgação

Divulgação

O Encontro tem a proposta de sensibilizar o público sobre a acessibilidade e inclusão em atividades culturais

Com o tema “Pulsações para a cena e em cena”, o Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco traz oficinas, mesas redondas e palestras para compor a programação da sua quarta edição, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de maio, no Sesc Santo Amaro. Com apoio do Governo de Pernambuco, através de incentivo do Funcultura, o evento conta com atividades gratuitas, cujas vagas foram preenchidas por meio de inscrições virtuais, de acordo com a lotação do espaço. Os interessados que ainda desejam participar, devem enviar um email para o endereço vouverencontro@gmail.com para obter mais informações.

“Durante o Encontro, as reflexões e debates tratam da cena enquanto vida, que atravessa o cotidiano, a educação, a cultura, a tecnologia, as diversas linguagens artísticas, a forma de ser e estar no mundo, e, a acessibilidade como pulsações inclusivas que lampejam mudanças para e com as diversidades humanas”, ressalta Andreza Nóbrega, fundadora e coordenadora do projeto, sobre a proposta de sensibilizar a população para a acessibilidade e inclusão.

Atores, atrizes, professores, gestores culturais e especialistas nas áreas irão ministrar as atividades e fomentar o debates do evento que, além da programação formativa, também contará com o espetáculo “TANDAM”, da Cia etc (PE). A encenação convida as crianças a ver o invisível através de uma experiência de imersão com a dança. Cada sessão comportará no máximo 12 crianças.

Além de todas as atividades já mencionadas, o público poderá desfrutar também de Comunicações de pesquisas e experiência no campo da acessibilidade. Ao todo 27 trabalhos, com origem em diversos estados brasileiros, foram selecionados por meio de inscrições prévias e estão distribuídos na programação do evento.

Veja a programação completa:

Local: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro

02/05/2018

9h – Mesa de abertura: Gestores culturais e representantes de Instituições que desenvolvem ações pela inclusão de todos os públicos.
10h – Mesa de conversa: “O artista em questão: pelo direito de “ser artista com deficiência: Artes: cultura e identidade surda”, com Cristiano Monteiro (UFPE). Mediação: Andreza Nóbrega (PE)
14h - Palestra “Para além do Theatron: a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual” com Letícia Schwartz (RS). Mediação: Renata Tarub (PE).
16h – Mesa de conversa: “Mostra Inclusiva Dançabilita – da semente aos frutos” com Renata Tarub (PE)
17h - Demonstração de trabalho formação da turma de Dança do Ventre Inclusiva com Cia Renata Tarub (PE)

03/05/2018

9h-13h e 14h-18h – Oficina “Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, com Letícia Schwartz (RS)
9h-12h e 13h-17h – Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h – Lab de Artista I com alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação de Cristiano Monteiro (PE), com Alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação do Prof. esp. Cristiano Monteiro – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre LIBRAS (NEPEL).

04/05/2018

9h - Oficina “Adaptação de material: recursos alternativos para Pessoas com deficiência visual” com Patrícia Pordeus (PE)
9h-12h e 13h-17h – Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h - Lab de Artista – Experiri com Alunos/Atores e Alunas Atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE). Apresentação da comunicação sobre o projeto – “ExpeririLab de Artista: Pesquisa de Intervenção no Teatro com pessoas com deficiência visual” com Andreza Nóbrega (PE)

 05/05/2018

9h - Oficina “Divulgação Acessível” com Andreza Nóbrega (PE)
14h – Apresentação artística de espetáculo de Dança com AD e Libras seguida de bate papo com artistas e equipe de acessibilidade. Espetáculo TANDAM da Cia. Etc. (PE)
15h- 17h – Mesa redonda “No trombone: processos de acessibilidade em espetáculos cênicos” com Relato de experiências e iniciativas de artistas e/ou produtores pernambucanos na área do teatro e inclusão com RaphaSantaCruz(PE)/ Agrinez Melo(PE)/ Mediação: Rita Marize(PE)

< voltar para home