Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Experimentação cênica “A lagarta que queria voar” será transmitida pelo YouTube

Divulgação

Divulgação

Andreza Nóbrega concebeu a experimentação cênica “A lagarta que queria voar”, em parceria com Efraim Canuto, ator e tradutor/intérprete de Libras

O projeto “Conectação teatro: pesquisa exploratória de práticas com acessibilidade comunicacional em teatros do Reino Unido e Pernambuco” chega à etapa final e apresenta uma aula-espetáculo, nesta quinta-feira (30), às 19h, no canal da VouSer Acessibilidade no YouTube. No encontro, além do compartilhamento dos dados da pesquisa sobre acessibilidade nos teatros pernambucanos, haverá a apresentação da experimentação cênica “A lagarta que queria voar”, com atuação de Andreza Nóbrega e participação de Efraim Canuto. O encontro será acessível com Libras e audiodescrição. A iniciativa conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

A primeira fase da pesquisa de campo foi realizada no início de 2020 na Inglaterra, na qual a pesquisadora Andreza Nóbrega visitou teatros londrinos e assistiu espetáculos acessíveis. Depois, doze espaços teatrais pernambucanos foram entrevistados e no último mês cerca de 50 pessoas, entre elas produtores, gestores culturais e espectadores com e sem deficiência, participaram da oficina com duração de 15 horas que deu continuidade à pesquisa, por meio da da troca de experiências e da criação conjunta de recomendações para um teatro mais acessível.

Com o intuito do fazer teatral na perspectiva da diversidade, garantindo o reconhecimento de pessoas com deficiência enquanto artistas e espectadoras e criar novas alternativas para a construção de espaços culturais e políticas públicas mais acolhedoras e acessíveis foi realizado o mapeamento das condições da acessibilidade comunicacional de teatros Pernambucanos, usando como referência 12 teatros da região metropolitana e do interior: o Centro Cultural Antônio Coreia de Oliveira, Teatro Dona Amélia, Teatro de Santa Isabel, Centro de Formação e pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (composto pelo Teatro Apolo e o Teatro Hermilo), Teatro Barreto Júnior, Teatro Luiz Mendonça, Teatro Reinaldo de Oliveira, Teatro Rui Limeira Rosal, Teatro Marco Camarotti, Teatro Capiba e Teatro Geraldo Barros.

Já a apresentação experimental da cena “A lagarta que queria voar” terá atuação e roteiro de Andreza Nóbrega, que também é artista e audiodescritora e participação de Efraim Canuto, ator e tradutor/intérprete de Libras. A cena, concebida coletivamente pelos dois artistas, terá audiodescrição e Libras integrada, e fala sobre uma lagarta que tinha pressa para virar borboleta e voar, uma metáfora que atravessa Andreza há muito tempo e que tomou forma na viagem a Londres, inspirada nas referências de acessibilidade integrada. “A concepção da cena surgiu a partir das coisas que já vi aqui no Brasil e do meu desejo de pensar o fazer artístico em diálogo poético com os recursos de acessibilidade”, diz Nóbrega.

Serviço
Live da aula-espetáculo Conect-Ação Teatro
Quando: 30 de setembro de 2021 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal VouSer Acessibilidade no YouTube: www.youtube.com/channel/UCYQgcONBfHbmI-OJhRnoJxA
Mais informações no perfil do Instagram: @vouseracessibilidade

< voltar para home