Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Exposição Animattack estreia na Amparo 60

Mostra fica em cartaz até o dia 30 de outubro

A Galeria Amparo 60 inaugura nesta quarta-feira (24) a exposição Animattack, do artista Bruno Vilela. A mostra, que tem curadoria de Moacir dos Anjos e é a segunda do artista no espaço, é composta por 15 desenhos e uma pintura. Na abertura, será lançado o livro homônimo, que traz o registro de estudos e obras da série, com um texto do curador. A exposição tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Esses novos trabalhos se relacionam de várias maneiras com a produção anterior do artista, seja pela técnica – o uso do pastel seco e do papel -, pelos desdobramentos dos seus estudos de anatomia perceptíveis na presença da figura humana, ou mesmo nas referências místicas, orientais e nos estudos do inconsciente no campo da psicologia e psicanálise.

Animattack é a segunda exposição do artista na galeria

Animattack é a segunda exposição de Bruno Vilela na galeria

Na mostra, os tons de turquesa, a áurea mítica, a luz espiritual, remetem ao movimento dos Orientalistas que surgiu na pintura no século XVII, através de nomes como Delacroix, Ingres e Moreux. As cores dos filmes coloridos na técnica do Technicolor, como Narciso Negro (1947), O ladrão de Bagdá (1940), entre outros, são ligações estéticas de interesse para quem quiser aprofundar o entendimento dessas obras.

Para Bruno Vilela, a peça-chave para mergulhar em seu trabalho é mitologia pessoal. “Temos medo do desconhecido. O que é recorrente no meu trabalho é a busca pelo desconhecido, pelo aprofundamento das questões do inconsciente, os estudos das mitologias antigas dos povos, perdidas e esquecidas. É o oposto do sombrio. Sombrio é a visão de dentro da caverna, da zona de conforto. Eu quero olhar ‘lá fora’, longe da sombra, do sombrio. A visão do ‘outro lado’, das profundezas do inconsciente, guiada pela mitologia pessoal é um universo sem fim”, finaliza.

Serviço
Abertura: 24 de setembro de 2014, às 19h.
Visitação: de 25 de setembro a 30 de outubro de 2014.
Dias: segunda a sexta-feira, das 9 às 19h; sábados, das 10 às 14h (com agendamento prévio).
Aonde: Galeria Amparo 60 (Av. Domingos Ferreira, 92 A. Boa Viagem, Recife – PE. Tel.: 81. 3033.6060)

< voltar para home