Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Exposição em Olinda destaca relação das crianças com espaços públicos

Mostra “52 + 1: crianças no espaço público é sinal de um mundo mais humano” ficará instalada na Praça dos Milagres

Marília Cireno/Divulgação

Marília Cireno/Divulgação

A proposta é estimular a ocupação cotidiana desses espaços

Quando um espaço público é ocupado por crianças e suas brincadeiras, o ambiente sempre ganha ares de afeto e harmonia. Foi partindo desta premissa que o fotógrafo André Moraes Almeida idealizou a exposição 52 + 1: crianças no espaço público é sinal de um mundo mais humano, composta por 53 registros fotográficos e ensaios textuais que evidenciam essa relação. A abertura da mostra está marcada para o próximo domingo (27), às 16h20, na Praça dos Milagres, em Olinda– e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 11 de dezembro, das 10h às 20h.

A exposição conta com incentivo do Governo de Pernambuco,  por meio do Funcultura. Além das fotografias, é composta por visitas guiadas, oficinas lúdicas ao ar livre sobre o tema e a distribuição gratuita do catálogo. A partir do dia 3 de dezembro, os visitantes terão à disposição serviço de audiodescrição.

De acordo com André, a proposta é estimular que as crianças frequentem mais os espaços públicos das cidades. “Vejo isso, inclusive, como uma boa possibilidade para a transformação do mundo num lugar melhor”, opina o fotógrafo, que escolheu a Praça dos Milagres por uma questão simbólica. “Além do próprio nome, a praça é um espaço público muito atrativo e que une as duas cidades, Recife e Olinda, numa espécie de vila.”

A ideia surgiu em 2014, um ano que teve 52 semanas e um dia. “Na época, tive a ideia de chamar 52 amigos, a maioria brasileiros e outros do exterior, pra cada um escolher uma semana e realizar um registro nesta linha, uma fotografia que conectasse o espaço público com uma criança”, explica André Moraes. Além do Brasil, a exposição conta com participantes da Indonésia, Argentina e EUA, entre outros países.

A proposta 52 + 1 é também um convite para que outras pessoas exercitem esse olhar no cotidiano. A mostra se desdobrará ainda em mais oito pocket exposições espalhadas em espaços públicos da Região Metropolitana do Recife. “Vamos avisar na nossa fanpage as datas desses momentos e, nos locais, teremos espaços para que a população possa levar suas fotos e também se somarem à mostra”. As versões compactas contarão com 1280 cartões postais e serão montadas em portas de rolo nos centros de maior movimentação das cidades.

Serviço
Exposição ‘52+1: crianças no espaço público é sinal de um mundo mais humano’
Abertura no domingo (27) | 16h20
Visitação de 28 de novembro a 11 de dezembro, das 10h às 20h
Praça dos Milagres, Olinda.
Gratuito
Mais informações: (81) 99998 9008
Página no Facebook: https://www.facebook.com/52mais1/

< voltar para home