Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Exposição “Glossário Fluvial” encerra ciclo no Museu Murillo La Greca

Mostra segue aberta para visitação até o dia 29 de julho

Reprodução/Internet

Reprodução/Internet

Na ocasião, serão exibidos os filmes “Recife de Dentro pra Fora”, de Kátia Mesel, e “Á Margem da Cidade, o Rio”, de Gabriel Furtado

Com a proposta de reforçar o diálogo com o Rio Capibaribe, na próxima quinta-feira (27), às 18h30, a exposição “Glossário Fluvial” realiza uma série de atividades no Museu Murillo La Greca. As ações pretendem marcar o encerramento da exposição, que foi produzida com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. A entrada é gratuita.

Na ocasião, serão exibidos os filmes “Recife de Dentro pra Fora”, de Kátia Mesel, e “Á Margem da Cidade, o Rio”, de Gabriel Furtado. Haverá ainda recital de poesia com Lula Terra e performance musical do coletivo “A Terceira Margem do Rio”.

Durante o evento será divulgado o catálogo digital da mostra, disponível para consulta na internet. A exposição segue aberta para visitação até o dia 29 de julho.

Serviço:
Poéticas para o Capibaribe – Ações de encerramento da exposição “Glossário Fluvial”
Quinta-feira (27) | 18h30 às 21h
Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim)
Gratuito

Confira a sinopse dos filmes selecionados:

“Recife de Dentro pra Fora”
Sinopse: Documentário poético sobre o rio Capibaribe, com duração de 15 minutos, realizado em 1997, dirigido por Kátia Mesel. Inspirado no poema “O Cão sem Plumas”, traz depoimento de João Cabral de Melo Neto, onde ele expõe as diversas faces do rio, do mar, do mangue e da sua ligação com a cidade e com a miséria. De caráter crítico e denunciador, o documentário mostra o que a sociedade tenta esconder e encobrir.

“À Margem da Cidade, o Rio”
Sinopse: O Documentário, dirigido pelo artista multimídia Gabriel Furtado, aborda as relações entre o cidadão recifense e o rio Capibaribe. Realizado em 2013, o filme se debruça sobre a situação deste rio urbano tão presente no imaginário pernambucano, mas tão pouco vivenciado pelo cidadão. Quem vivencia o rio Capibaribe? Quem vive do rio Capibaribe? Quem quer nadar no Capibaribe? Depoimentos sobre o passado, o presente e os possíveis futuros do rio Capibaribe.

“Música e Poesia”
Sinopse: Lula Terra, ator e poeta pernambucano, irá recitar poesias criadas para o “Glossário Fluvial” e outros poemas de sua autoria. O poeta será acompanhado pelo coletivo “A Terceira Margem do Rio”. Formado por Davi Oliveira, Marcelo Campello, Hassan Santos, Diogo Andrade e Danilo Oliveira, o coletivo também fará uma performance sonora com interpretações de músicas temáticas sobre os rios. “A Terceira Margem do Rio” é um coletivo que se auto define como “flutuante” e foi criado especialmente para essa ação.

< voltar para home