Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Exposição “Orixás, Mestres e Folhas” chega ao Sesc Caruaru

O fotógrafo Hermes Costa Neto inaugura, no próximo dia 16 de março (quarta-feira), às 19h30, a exposição “Orixás, Mestres e Folhas”, na Galeria de Artes Mestre Galdino – Sesc Caruaru, no Agreste. Na mostra, Costa Neto apresenta uma visão muito particular dos ritos de matriz africana, com resgate imagético de mais de duas décadas de cultura de terreiro em Pernambuco. A exposição conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, e já esteve em cartaz na Torre Malakoff, durante o mês de novembro.

“A exposição é fruto de uma pesquisa que venho realizando desde o início de minha profissão, em 1999, quando comecei a frequentar as primeiras festas de terreiro. Tenho esse projeto como uma de minhas missões de vida: a difusão e a desmitificação, que vai de frente com a luta contra a discriminação racial e o preconceito que circunda a religião e cultos aos orixás”, reforça Hermes.

Segundo ele, sabendo que lá se vão 22 anos de pesquisa, nesse tempo, algumas pessoas retratadas já fizeram sua passagem, como a exemplo de Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado. “Diversas vezes que mostrei fotos desse projeto, a pessoas de dentro da religião, escutei o comentário: “Esse já fez sua passagem”. São vários personagens importantes dentro desse recorte fotográfico que mudaram de plano. Então temos uma memória viva de pessoas que cultuavam os orixás, importantes para a religião que já se foram – um fato que acho bastante curioso dentro do universo da exposição”, comenta o fotógrafo.

A exposição fica em cartaz de 16 de março até 31 de maio de 2022, no Sesc Caruaru.

MONTAGEM - Nesta edição, a exposição ocupará a Galeria de Arte Mestre Galdino – SESC Caruaru, com uma projeção, contendo vídeos educativos sobre temas relacionados ao culto dos orixás. “Podemos considerar a exposição quase que puramente analógica. Os arquivos são 90% analógicos, escaneados e digitalizados do acervo do projeto. Quase todas as imagens da exposição são em preto e branco, sendo as imagens digitais pouco menos de 10%”, diz ele sobre a proposta.

“Dedico esse projeto aos povos de terreiro, praticantes da religião do candomblé. Nossos agradecimentos vão para todos os terreiros e zeladores de santo, que perpetuam as tradições religiosas africanas no Estado”, finaliza o fotógrafo.

Serviço
Exposição “Orixás, Mestres e Folhas” Hermes Costa Neto
Quando: 16 de março de 2022 (quarta-feira), às 19h30
Endereço: na Galeria de Artes Mestre Galdino – Sesc Caruaru (Rua Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis, Caruaru – PE)
A exposição fica em cartaz de 16 de março até 31 de maio de 2022. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h

< voltar para home