Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Feira Livre do Poço é atração deste domingo na zona norte do Recife

Comerciantes e artistas da própria região são protagonistas do evento, que alia gastronomia, música e atividades de formação para crianças. Projeto conta com incentivo do Funcultura.

Arte, cultura e muita gastronomia se reúnem neste domingo (3/4), no bairro do Poço da Panela (Recife), durante a primeira edição do projeto Feira Livre do Poço. Inspirada no conceito de algumas feiras abertas da Europa, Rio de Janeiro e São Paulo, a ideia foi desenvolvida com a proposta de unir, num ambiente agradável e com atrações artísticas, comidas caseiras e produtos alimentícios dos comerciantes da região. Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre aos domingos, das 7h30 às 19h30, na Estrada Real do Poço, em frente à Praça do Nordeste, e são abertos ao público em geral.


Com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, a iniciativa foi desenvolvida por Laura Ferraz, uma das responsáveis pelo projeto e presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Poço da Panela (AMMPP). “Dois motivos me fizeram pensar na Feira Livre do Poço. O principal, pelo lado social, foi o desejo de capacitar os moradores do Poço da Panela que já lidavam com venda de comida e abrir para eles o espaço de complementar a renda familiar em seu próprio bairro. Segundo, proporcionar aos moradores e amigos do Poço um evento familiar, tranquilo, onde as pessoas possam se encontrar, comer bem e ainda aproveitar atrações culturais”, explica.

Quem também participou da elaboração da feira foi Cecília Montenegro, designer com foco em Gastronomia e diretora da Secretaria de Eventos da AMMPP. “O que a gente quis fazer foi dar uma ênfase à questão bucólica do bairro, ao mesmo tempo em que realizávamos um trabalho de cunho social com a comunidade do Poço da Panela. Este segundo passo foi possível através das várias capacitações que demos, em parceria com instituições importantes como o Sebrae, a Enlurb, a Empetur e a Vigilância Sanitária”, comenta a produtora cultural.

Helder Ferrer/Divulgação

Helder Ferrer/Divulgação

Laura Ferraz e Cecília Montenegro, produtoras culturais da Feira Livre do Poço

Dezesseis barracas serão distribuídas ao ar livre, nas quais os comerciantes convidados irão vender produtos como queijo de coalho defumado, geleias, bolo de rolo, brownies, pães e biscoitos sem glúten, frutas orgânicas, bredo, açaí e comida vegana (sem derivados de leite, ovos e carne). Os trinta feirantes são da própria comunidade do Poço da Panela e já trabalham de alguma forma com venda de comidas de rua. Para participar do projeto, passaram por várias capacitações especiais, como as oferecidas por profissionais do Sebrae, focadas na qualidade e na higiene.

Helder Ferrer/Divulgação

Helder Ferrer/Divulgação

Bolo de rolo da Confeitaria Copacabana estará à venda no local

Dos quitutes preparados pelos feirantes, destacam-se também comidas típicas do Nordeste, como feijoada, vatapá, sururu, macaxeira, purê de jerimum, peixe, tortilhas, sarapatel, tortas salgadas, crepes, tapioca, doces em compotas, biscoitinhos de aveia, cuscuz com charque, brigadeiros e cookies, entre outros. No segmento das bebidas, além da cerveja, serão vendidos cafés, refrigerantes e sucos naturais.

No que diz respeito às atrações artísticas, nesta primeira edição dois convidados se apresentarão num pequeno palco, com shows semi-acústicos a partir das 16h30: A Jambalaya Blues Band, com um repertório de blues internacionais, e o músico Silvério Pessoa (que inclusive mora no bairro de Casa Forte). Silvério estará acompanhado pelos instrumentistas Luís Carlos (percussão) e Renato Bandeira (Viola de 10 cordas).

Ivanildo Machado

Ivanildo Machado

Silverio Pessoa é uma das atrações do Feira Livre do Poço neste domingo (3/4)

Tem ainda uma programação voltada para a criançada, com um pequeno parque de diversões e a Oficina de Fotografia – Construindo Caixa Mágica, ministrada por Elenilson Soares (Kuru).

A decoração da Feira Livre do Poço está sendo montada por estudantes de Arquitetura da UFPE, e todo o espaço terá música ambiente. Vale destacar ainda que o lixo reciclável será doado à Biblioteca do Poço da Panela e à Equipe de Proteção de Animais do Poço, para ser revertido em financiamento para os projetos destas duas instituições.

Serviço
Feira Livre do Poço
Domingo (3 de abril) | 7h30 às 19h30
Estrada Real do Poço, em frente à Praça do Nordeste
Aberto ao público

< voltar para home