Portal Cultura PE

Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival celebra a cultura indígena Fulni-ô

No próximo sábado (19), o município de Águas Belas recebe o 3º Encontro de Cultura Fulni-ô e Convidados que contará com várias atividades. O projeto foi viabilizado com incentivo do Funcultura, assim como as oficinas educativas que acontecem nesta semana até o dia 19 de maio.

Jan Ribeiro

Jan Ribeiro

Mestre Índio Matinho é o anfitrião do 3º Encontro de Cultura Fulni-ô e Convidados

Roda de diálogo, aula-espetáculo, feira de artesanato, cinema e nove shows estão na programação do 3º Encontro de Cultura Fulni-ô & Convidados, que acontecerá no próximo sábado (19), a partir das 10h. O evento acontecerá dentro da Reserva Indígena da tribo Fulni-ô, que fica no município de Aguas Belas, e todas as atividades serão ministradas por índios do local, com exceção de três shows grupos convidados Ciranda Praieira Pernambucana (Recife), Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho (Cabo) e o Grupo de Idosos Toadas de Ipojuca.

As demais apresentações serão feitas pelo Toré de Búzios, Grupo Infantil Fulni-ô, Teclado Fulni-ô, Banda de Pífano Fulni-ô, Grupo FETHXA e o Forró Pé de Serra Fulni-ô. Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, o festival tem como anfitrião o Mestre Índio Matinho e coordenação geral do Centro Cultural Mestre Índio Matinho. A Prefeitura de Águas Belas, a FUNAI e o MB Stúdio também apoiam a iniciativa.

A expectativa é grande na cidade e na aldeia, pois em Águas Belas o festival vem se afirmando a cada ano, é um projeto que evidencia a cultura do meu povo, o povo Fulni-ô. É com muita alegria que homenageio os minhas lideranças indígenas, e convoco e agradeço a todos que venham prestigiar a iniciativa’’, convida Matinho para o evento, que terá como ponto alto as homenagens ao Cacique João Francisco e ao Pajé Edimar Pereira da tribo Fulni-ô e são considerados autoridades na Aldeia.

Divulgação

Divulgação

A Escola Marechal Cândido Rondon recebe oficinas até o dia 19 de maio

OFICINAS

Com o objetivo de preservar as tradições ancestrais indígenas, a Aldeia também recebe desde segunda (14) até o dia 19 de maio a Oficina de Formação Mestre Matinho. O projeto conta com aulas, ministradas pelo Mestre Matinho, nos períodos da manhã e da tarde na Escola Marechal Cândido Rondon e seus anexos.

Com coordenação geral do Centro Cultural Farol da Vila, o projeto acontece pela segunda vez na Aldeia e é destinada para as crianças e jovens indígenas da e tem como objetivos a preservação das tradições ancestrais indígenas, idioma (Iatê), música, dança, religião e os costumes da etnia Fulni-ô. ‘’A volta da oficina para a Aldeia reforçará os resultados práticos obtidos na primeira experiência contemplando mais crianças e jovens fulni-ôs, cumprindo assim com mais uma etapa na minha luta pela manutenção e preservação da cultura indígena dos fulni-ôs’’, avaliou o Mestre Matinho.

’Devido ao enorme sucesso alcançado na primeira iniciativa em 2016, com a plena satisfação do corpo docente da escola indígena Marechal Rondon e participação maciça de centenas de crianças fulni-ôs, repensamos a ação e decidimos voltarmos para alcançarmos as outras unidades anexas. Tudo isso foi observado e valorizado pelo Funcultura, ao aprovar uma nova edição para uma nova turma de alunos’’, destaca o produtor do projeto Marcos Moraes.

 

3º ENCONTRO DE CULTURA FULNI-Ô & CONVIDADOS
19 de maio de 2018 – Aldeia Fulni-ô – Água Belas/PE.
Informações: (81) 99708.9197
Gratuito
Programação:
10h00 – Roda de diálogo
14h00 – Aula Espetáculo
17h00 – Feira de Artesanato
18h00 – Exibição de Vídeo
20h00/20h20 – Toré de Búzios
20h30/20h50 – Grupo Infantil Fulni-ô
21h00/21h10 – Teclado Fulni-ô
21h20/21h40 – Ciranda Praieira Pernambucana (Olinda)
21h50/22h10 – Grupo de Idosos Toadas de Ipojuca (Ipojuca)
22h20/22h50 – Banda de Pífano Fulni-ô
23h00/23h20 – Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho (Cabo)
23h30/24h00 – Grupo FETHXA
00h10/00h30 – Forró Pé de Serra Fulni-ô

      

< voltar para home