Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival Cena Brasil ocupa instalações da Casa da Cultura

Matheus Melo/Divulgação

O Festival Cena Brasil 2022, um dos mais importantes eventos da música periférica, chega à 20ª edição celebrando a difusão da pluralidade musical pernambucana. A partir da próxima segunda -feira, 25 de abril até o dia 7 de maio, a Casa da Cultura, no Recife, será palco da programação, que contará múltiplas atividades artísticas, com acesso gratuito do público. Destaque para a mostra de videoclipes, oficinas culturais, roda de diálogo, shows e a rádio diálogos. O evento conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Este ano, o festival contará com vários artistas para embalar o público de todas as idades. A festa, que mescla ritmos, como frevo, maracatu, reggae e rock, apresentará shows de Flaira Ferro, Banda Trinca, Orquestra Filarmônica Inclusiva, Preto Reggae Band, Banda Plugins e Agda. Participam, ainda, Cybelle do Cavaco, Gabi do Carmo, Tsumbe, Tchida e Escurinho. Ao todo, serão dois dias consecutivos, com mais de onze apresentações culturais.

Oficinas - Buscando democratizar o acesso ao conhecimento e outras atividades ligadas às artes e a cultura da música, o Festival Cena Brasil traz várias atividades formativas para o público. A primeira delas é uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com foco no edital de Música do Funcultura 2022, ministrada de forma híbrida, pela empreendedora criativa e consultora na área de projetos culturais, Eliz Galvão, da Liga Criativa. Há, ainda, Oficina de Técnicas de Palco da Black Stage, realizada por Geison Guedes, Jailson Pereira e Wellington Nunes. Também se soma à programação, a Oficina de Pandeiro, com Artur da Silva Maia, professor de percussão.

Bate-papo - Visando refletir sobre a cadeia cultural da música, em Pernambuco, o festival apresenta um encontro com a produtora cultural e cineasta, Mery Lemos. A conversa também terá a participação da produtora cultural, Eliz Galvão. Juntas, elas vão dialogar com o público sobre o cenário musical. Para participar basta acompanhar o canal do Festival Cena Brasil 2022, no Youtube (www.youtube.com/CenaBrasil), no dia 4 de maio, a partir das 14h.

Mostra de videoclipes - Como parte das atividades culturais, o festival propõe uma mostra inédita de videoclipes musicais. A ideia é que, entre os shows de cada artista, o público possa prestigiar as produções audiovisuais. Estão previstos a projeção de dez vídeos. O conteúdo será exibido nas paredes da Casa da Cultura.

Rádio Diálogos Cena Brasil - Ainda na programação do Cena Brasil, será instalado um espaço de comunicação para apresentação das produções artísticas musicais. O Espaço, que conta com a parceria da Abraço – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, traz uma proposta de valorizar a cena musical pernambucana, e vai funcionar nos dias 6 e 7 de maio, na Casa da Cultura de Pernambuco.

Ação Social - Para prestigiar os shows, é preciso apresentar passaporte de vacinação contra a covid, e levar 2kg de alimento não perecível. As doações serão repassadas para pessoas carentes.

Confira a programação completa no perfil do Instagram: @cenabrasilolinda.

< voltar para home