Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival da Criança promete música e aprendizado no Parque Dona Lindu

O evento acontece nos dias 11 e 12 de outubro, com shows, exposições, oficinas, planetário, piquenique e troca de brinquedos.

Fadas Magrinhas

Dois dias inteirinhos de música e arte dedicados especialmente para a criançada. Essa é a proposta da 2ª Edição do Festival da Criança, que acontece nos dias 11 e 12 de outubro, no Parque Dona Lindu, com incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco, patrocínio da Prefeitura do Recife e apoio da Rede Globo Nordeste, Treloso e Corujices.

O evento foi idealizado pelas musicistas Aninha e Lulu Araújo (dupla Fadas Magrinhas), da Varinha de Condão Produções. A programação vai movimentar a agenda infantil com uma variedade de atividades gratuitas, indicadas para compartilhar com toda família. Na programação, estão shows, exposições, oficinas, planetário, piquenique e feira de troca de brinquedos, começando sempre às 15h.

“O Festival da Criança nasceu da necessidade de apresentar ao público infantil, uma programação cuidadosa, que incluísse várias linguagens e que se comprometesse em apresentar a arte e cultura pernambucana, sem deixar de fora a produção infantil de qualidade vinda de todo o país”, explica Lulu Araújo.

De São Paulo, pela primeira vez no Recife, vem o grupo Gangorra, formado pela cantora Vange Milliet (do Isca de Polícia), Paulo Lepetti, com direção cênica de Natália Barros (Pequeno Cidadão e Marisa Orth) e cenografia de Gert Seewald (Cocoricó, Rá-Tim-bum e Vila Sésamo). No palco, o grupo Gangorra apresenta pequenas cenas teatrais, brincadeiras e bonecos. Daqui do estado, e já sucesso entre a turminha infantil, shows com A Bandinha do Bita, Carol Levy, as Fadas Magrinhas; além de apresentação do Boi Marinho.

Além da programação cultural, o festival dialoga também com atividades que propõe algum tipo de aprendizagem. Na primeira edição, o foco foi o meio ambiente, segunda edição, o tema é a ciência. Por isso, a criançada poderá curtir exposição sobre o sistema solar, telescópios e um planetário móvel onde é projetado um céu virtual, que recria uma visão do espaço a partir de qualquer parte da terra.

As crianças ainda poderão participar da Feira de Troca de Brinquedos, numa realização local da iniciativa nacional articulada pelo Instituto Alana, uma ONG que tem projetos aplicados ao público infantil com interesse num mundo mais sustentável e menos consumista.

Pensando num ambiente mais acolhedor para as famílias, nessa edição, o Festival da Criança em parceria com o Blog Corujices, inseriu na programação um espaço para piquenique. Assim, o público poderá trazer de casa, seu lanche predileto e desfrutar de lugar para conversar e carregar as energias. A proposta é promover interações entre diversas famílias e despertar a atenção para o uso de alimentos saudáveis.

No Festival, a criançada ainda vai poder participar da Oficina de Avião de Papel, como forma de revisitar as brincadeiras de casa. Inspirada no livro “Aviões de Papel”, da Editora Catapulta, tudo que o participante precisa é de duas mãos, uma superfície lisa e uma folha de papel. Os modelos superam e muito os tradicionais aviões e prometem surpreender os participantes com seus belos vôos.

Outra novidade do Festival, é a Cabine Fotográfica, que será montada no parque e onde as pessoas poderão levar para casa uma lembrança em foto do evento.

PROGRAMAÇÃO

11/10 – SÁBADO, a partir das 15h

Planetário
Exposição sobre o Sistema Solar
Feira de Troca de Brinquedos
Oficina de Avião de Papel
Brincandeiras
Carol Levy (PE)
Fadas Magrinhas (PE)

12/10 – DOMINGO, a partir das 15h

Planetário
Exposição sobre o Sistema Solar
Feira de Troca de Brinquedos
Oficina de Avião de Papel
Brincandeiras
Boi Marinho (PE)
A Bandinha do Bita  (PE)
Gangorra (SP)

Serviço:
Festival da Criança

Quando: 11 e 12 de outubro
Horário: a partir das 15h
Local: Parque Dona Lindu – Av. Boa Viagem, Recife.
Entrada: gratuita

< voltar para home