Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival de Cinema no Interior acontece neste domingo (19)

Reprodução

Mais de 200 fazedores de cultura do Sertão de Pernambuco se encontrarão, neste domingo (19), para acompanhar mais um importante momento de formação e produção audiovisual de Pernambuco. O Festival de Cinema no Interior irá reunir atores, roteiristas, equipes de produção, personalidades culturais, artistas, parceiros e autoridades locais para conferir as premières de filmes produzidos em várias cidades da região. O evento, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, acontece no Cinema São José, na cidade de Afogados da Ingazeira, a partir das 18h30.

Delegações dos municípios de Belém do São Francisco, São José do Belmonte, Cabrobó, Serra Talhada e da própria cidade de Afogados da Ingazeira marcarão presença no festival, que tem como proposta a valorização dos realizadores do interior pernambucano, procurando focar e fortalecer as produções locais. Após a exibição dos filmes, haverá a premiação das produções que mais se destacaram. O júri técnico que irá escolher os vencedores é composto por Alexandre Soares (Coordenador do Festival de Cinema Curta Taquary), André Dib (jornalista e crítico de cinema), Milena Evangelista (Coordenadora do Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco). Haverá também destaque para as produções eleitas pelo júri especial, que será composto pelos próprios integrantes dos filmes exibidos.

Programação

18h30 | Abertura
Exibição do curta “Por dentro do Cinema no Interior” (17 minutos, doc, de Lauranne Simpere)

MOSTRA COMPETITIVA – Classificação 14 anos
- Amor Gigante (25 minutos, Belém do São Francisco)
- Bloco do Bacurau (15 minutos, São José do Belmonte)
- A Noiva (15 minutos, Cabrobó)
- Zeomi (18 minutos, Serra Talhada)
- A Bailarina e a moça (20 minutos, Afogados da Ingazeira)

21h30 | Premiação e homenagens aos destaques e parceiros do festival eleitos pelo Júri Técnico e Júri Especial do Festival.

Cinema no Interior
O Festival de Cinema no Interior consiste na culminância do projeto que passou pelas fases de pesquisa, articulação e mobilização de classes artísticas, realização de oficinas de Roteiro, Fotografia, Captação de Áudio e Formação de Atores além da etapa de produção dos curtas-metragens que têm os seus pré-lançamentos no evento.

O projeto Cinema no Interior irá publicar um DVD contendo todos os filmes produzidos e um livro fotográfico apresentando o processo de realização do projeto. O material produzido nesta edição fará parte de uma mostra especial que será realizada em novembro de 2015, no centro cultural BNB, na cidade de Fortaleza, numa retrospectiva do projeto Cinema no Interior em sua atuação nos nove estados do Nordeste brasileiro.

< voltar para home