Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival Rec-Beat divulga primeiras novidades de sua 22ª edição

Com incentivo do Funcultura e patrocínio da Prefeitura do Recife, 22ª edição do festival acontece durante os quatro dias de Carnaval, entre 25 e 28 de fevereiro, no Cais da Alfândega

Divulgação

Divulgação

Festival atrai anualmente um público superior a 120 mil pessoas

O grupo colombiano Los Pirañas, o quinteto paulistano QuartaBê e a rapper cubana La Dame Blanche são as primeiras atrações confirmadas da 22ª edição do Festival Rec-Beat, que acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Cais da Alfândega. Um dos mais importantes festivais independentes de música do país, o Rec Beat atrai anualmente um público superior a 120 mil pessoas durante os quatro dias de Carnaval do Recife. Sua principal característica é a aposta no novo, ao mesmo tempo estabelecendo conexões com a história da nossa música e a nova produção musical ibero-americana.

A programação gratuita traz nomes nacionais e internacionais que sobem no tradicional palco montado, ar livre, no Cais da Alfândega, local histórico da cidade. Primeira atração confirmada deste ano, a banda Los Pirañas é natural de Bogotá e traz o encontro entre cumbia, o trance distorcido, afrobeat, chicha, vallenato, raspa, a champeta criolla e outras sonoridades africanas. O som é deliberadamente estridente, com ritmo frenético e experimental, buscando a improvisação ao mesmo tempo que é música feita para dançar.

Já o quinteto QuartaBê é formado por integrantes da banda Claras e Crocodilos, de Arrigo Barnabé. O promissor e inventivo quinteto paulistano lança mão de referências que vão do free jazz escandinavo  ao afrobeat, do choro ao pop, para revelar aspectos não tão explorados da multifacetada música do compositor, arranjador, maestro e multi-instrumentista brasileiro Moacir Santos.

O grupo vem arrancando elogios da crítica e do público com shows, lançou em setembro de 2015 o disco que registra este seu primeiro trabalho, Lição  número 1: Moacir. Ainda em homenagem a Moacir, o grupo se prepara para lançar em março de 2017 o EP DP, com participações de Arrigo Barnabé,  Tulipa Ruiz, Mc Soffia, Juçara Marçal e Tim Bernardes.

Nome da nova geração da música feita em Cuba, La Dame Blanche, terceira atração confirmada, conecta o hip hop com a tradicional sonoridade da ilha.Hoje baseada na França, ela traz ainda elementos de cumbia, reggae e dancehall, tudo embalado por uma voz de cantora de jazz. No ano passado, ela lançou o aguardado segundo disco, batizado de La Dame Blanche 2, onde explorou ainda mais suas raízes latinas e o intercâmbio com o hip hop. Seu pai, Jesus “Aguaje” Ramos, é um trombonista conhecido e diretor da Orquestra Buena Vista Social Club. Vários de seus parentes fazem parte da nata da música tradicional cubana. A programação completa do Rec-Beat deve ser divulgada até o dia 15 de fevereiro.

IDENTIDADE VISUAL - A cada edição, o Rec-Beat convida um artista para criar uma obra inédita representando a sua interpretação conceitual do festival. Este ano, o ilustrador e quadrinista pernambucano Ayodê França é o autor da ilustração que pautará a identidade visual do festival. Nela, Ayodê conta que buscou representar a importância da diversidade e experimentação do Rec-Beat, que sempre apresenta ao seu público uma experiência nova, fugindo do óbvio e subvertendo às expectativas.

Identidade visual é assinada pelo ilustrador pernambucano Ayodê França

Identidade visual é assinada pelo ilustrador pernambucano Ayodê França

Ele diz que buscou transmitir “a importância de valorizarmos a diversidade como uma das mais belas características dos agrupamentos humanos, responsável por enriquecer as nossas experiências de interação com o outro. No centro, uma figura humana que transcende esteriótipos de gênero com os quais somos atualmente bombardeados, o ser humano para além do óbvio, do nicho, sem gênero, origem ou classe social determinada”.

Já participaram em edições anteriores artistas visuais como Shiko, Fernando Peres, Raoni Assis e Karina Buhr. O Rec-Beat 2017 tem Patrocínio da Prefeitura do Recife, Incentivo do Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura/Governo do Estado de Pernambuco, apoio da Copergás, Institut Français e Paço Alfândega. A realização é da Rec-Beat Produções.

SERVIÇO
Festival Rec-Beat 2017 – 22ª edição
Dias: 25 a 28 de fevereiro de 2017 (sábado a terça-feira de Carnaval)
Início: 20h (Recbitinho 17h)
Local: Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Ao ar livre – Entrada gratuita
Informações: www.recbeatfestival.com
Telefone: (81) 3231-3422

< voltar para home