Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival recebe inscrições de videodanças para mostras competitivas

GUIAR – Festival Internacional de Screendance, conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e vai ocupar o Cinema São Luiz em outubro deste ano

O GUIARFestival Internacional de Screendance, que acontece em outubro no Cinema São Luiz, no Recife (PE), está com inscrições abertas para o envio de filmes. Podem concorrer todos os audiovisuais em dança, seja falando sobre, com ela e/ou a partir dela.

O nome do festival é Screendance porque abraça todas as interações da dança na tela. Além das mostras audiovisuais de videodanças, o público vai poder assistir a interação de outras tecnologias com a dança, como jogos e softwares inovadores”, explica o idealizador do evento, o dançarino André Aguiar.

Rayanne Moraes

Rayanne Moraes

André Aguiar, idealizador do evento

Os interessados em se inscrever na mostra competitiva devem cadastrar filmes que tenham sido finalizados a partir de 2010, com cópia de exibição em formato digital (FullHD) e duração de até 25 minutos, no site. Também é preciso fornecer uma sinopse e fotos de divulgação da obra. É possível inscrever quantas obras desejar, desde que o responsável pela inscrição detenha os direitos de exibição.

Os filmes serão avaliados pela curadoria do Festival, formada pelos pernambucanos Gardênia Coleto e Marcelo Sena. Eles vão analisar as obras segundo os critérios de qualidade, currículo da direção e do filme, ineditismo, temática e diversidade. As inscrições acontecem até o dia 27 de agosto, e as obras selecionadas serão divulgadas no dia 16 de setembro. Já a mostra competitiva do festival acontece entre os dias 9 a 13 de outubro de 2018.

SOBRE O EVENTO
O GUIAR é o primeiro festival pernambucano com mostras audiovisuais online na programação. O evento acontecerá durante cinco dias e conta com mostras fílmicas internacionais de videodança nas modalidades competitiva e não competitiva, além de oficinas, mesas e, antes das sessões, apresentações de performance ao vivo e online.

O evento surgiu do incômodo de André Aguiar com a falta de acesso do público a apresentações de dança. “O desafio de inspirar pessoas através da difusão das artes cênicas como a dança é maior porque é uma linguagem efêmera e presencial. Mas, através do audiovisual, essa expressão cultural pode ser apreciada a qualquer hora por pessoas em diferentes partes do mundo, principalmente com ajuda das tecnologias digitais e da internet.”, comenta Aguiar.

Partindo desse pensamento, o uso da internet também é um ponto chave para a descentralização do evento e para garantir a participação popular. Em um dos dias da mostra, o público que vai escolher o filme que será exibido no Cinema São Luiz, através de votação pelas redes sociais. Para deixar o evento ainda mais acessível, também haverá audiodescrição, tradutores de libras e legendas em português e inglês.

Serviço:
27/08 – Encerramento das inscrições
26/08 a 15/09 – Curadoria
16/09 – Divulgação dos selecionados
09 a 13/10 – Mostra competitiva

< voltar para home