Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Festival ‘VerOuvindo’ recebe inscrições para oficinas gratuitas

As vagas são limitadas e os participantes serão certificados

Em sua quarta edição, o VerOuvindo: Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife acontecerá entre os dias 21 e 30 de abril de 2017, nos cinemas São Luiz e do Museu (Fundaj), com entrada gratuita. O evento, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, está recebendo inscrições para três oficinas gratuitas: ‘Iniciação à leitura cinematográfica’, ‘Orientações para expressão vocal na audiodescrição’ e ‘Produção de roteiro de Audiodescrição para filmes’. Interessados devem entrar no site, as aulas serão realizadas no Paço do Frevo e na Fundação Joaquim Nabuco.

Divulgação

Divulgação

O Festival é uma realização da Com Acessibilidade Comunicacional e conta com incentivo do Funcultura

Facilitada pelo jornalista, crítico de cinema e curador do VerOuvindo, André Dib, a oficina de leitura cinematográfica terá encontros teóricos e práticos. “A ideia é estimular o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. A dinâmica inclui discussão e análise dos filmes exibidos no Festival VerOuvindo, em exercícios que permitem aos alunos utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Além disso é uma oportunidade de exercitar a relação entre expressão audiovisual e linguagem cinematográfica e ampliar repertório de filmes e leituras sobre cinema de pessoas com ou sem deficiência.”, explica Dib.

Dezenas de pessoas com deficiência visual ou auditiva assistiram filmes em salas de cinema, no Recife, nos últimos três anos. Uma conquista do VerOuvindo, que tem quebrado paradigmas e possibilitado a formação de um novo público de cinema em Pernambuco. “Não é apenas uma questão de tornar os filmes acessíveis. Estamos comprometidos com a inclusão nas salas de cinema”, pontua a idealizadora, produtora do festival e audiodescritora, Liliana Tavares.

Confira mais detalhes sobre as oficinas:

Iniciação à leitura cinematográfica, com André Dib

Local: Fundaj- Casa Forte

Dias 24/04, 25/04, 29/04 das 14h às18h

Número de Vagas: 20

Consiste em uma introdução à leitura cinematográfica e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema.  Facilitada pelo jornalista, crítico de cinema e curador do Verouvindo, André Dib a oficina terá encontros teóricos e práticos.

Orientações para Expressão Vocal na Audiodescrição, com Leila Freitas

Local: Paço do Frevo
Dias 21/04, 22/04 e 23/04 das 14h às 17h
Número de Vagas: 20

A oficina tem o objetivo de melhorar a qualidade vocal, prevenir alterações na voz e otimizar a performance do audiodescritor. O programa, desenvolvido pela fonoaudióloga e consultora vocal Leila Freitas, inclui técnicas de respiração, ressonância, altura e intensidade vocais, dicção e técnica dos tubos de ressonância na água. Em cada encontro os participantes terão uma ficha de aquecimento vocal que contempla os conteúdos acima.

Produção de roteiro de Audiodescrição para filmes, com Larissa Costa

Local: Paço do Frevo
Dias 25/04 das 14h às 17 e dia  26/04 das 9h às12h
Número de vagas: 25

Tem o objetivo de apresentar a audiodescrição e detalhar todas as etapas de produção até chegar ao resultado final, além de fornecer noções básicas para a produção de roteiros de audiodescrição, com foco em produtos audiovisuais.

Saiba mais sobre os facilitadores e inscreva-se AQUI

< voltar para home