Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Filmes pernambucanos conquistam as telas dos festivais

Quatro produções com incentivo do Funcultura foram selecionadas para exibição no Festival de Brasília. Entre elas, "Ventos de Agosto", de Gabriel Mascaro, também escolhido por evento suíço.

Desvia / Divulgação

Desvia / Divulgação

A atriz Dandara de Morais em cena com Geová Manoel dos Santos em “Ventos de Agosto”.

Uma nova ‘safra’ de filmes pernambucanos vem ganhando espaço em festivais nacionais e internacionais. Esta semana, dois importantes festivais divulgaram suas seleções, incluindo filmes brasileiros produzidos em Pernambuco. O Festival de Locarno (Suíça) irá exibir ‘em primeira mão’ “Ventos de agosto”,  longa-metragem de ficção do pernambucano Gabriel Mascaro. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes do país, anunciou nesta quinta-feira (31 de julho) em sua programação quatro filmes produzidos em Pernambuco. “Ventos de agosto” mais uma vez entrou na lista, na qual também consta o longa “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso, e os curtas “Loja de répteis”, de Pedro Severien, e “Sem coração”, de Tião e Nara Normande. Este último já premiado na Quinzena dos Realizados do Festival de Cannes, onde teve sua estreia mundial e foi a única produção brasileira selecionada. Os quatro filmes tiveram incentivo do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco.

Uma curiosidade entre os filmes selecionados para o Festival de Brasília é a presença da jovem atriz Dandara Morais, que protagoniza o longa “Ventos de Agosto” com a personagem “Shirley” e também está no elenco do curta “Loja de répteis” em papel coadjuvante.

Além de estrearem nas telas de festivais, as produções pernambucanas tem conquistado prêmios por onde passam. No dia 27 de julho, os longas “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, e “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, receberam premiações no Festival de Paulínia (SP). Leia notícia sobre premiação aqui.

SAIBA MAIS SOBRE OS FILMES

Assista ao teaser de “Ventos de Agosto”

TEASER – Ventos de Agosto / August Winds – by Gabriel Mascaro from Desvia on Vimeo.

“Ventos de agosto”, de Gabriel Mascaro: Um estranho pesquisador de som de ventos alísios chega numa pequena vila costeira. Agosto trás o mar revolto e os ventos fortes. Sua chegada tem impacto na relação de dois jovens habitantes da vila, Shirley e Jeison. O filme narra um sutil duelo entre a vida e a morte, a perda e a memória, o vento e o mar.

 “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso: No Brasil dos últimos 500 anos, Edilson esteve cortando cana-de-açúcar. Um dia, as máquinas chegaram e ele deixou o corte para se engajar em sua primeira missão espacial. Um pequeno passo para ele, um salto enorme para o Brasil.

Veja o making of de “Loja de Répteis”

Making of – Loja de Répteis from brunavalenca on Vimeo.

 “Loja de répteis”, de Pedro Severien: Aluisio ama a loja e seus animais. Cristina não vê a hora de vender o lugar.

“Sem coração”, de Tião e Nara Normande: Descobertas e liberdade são os dois tópicos catalisadores do curta-metragem, que conta a história de Léo, um adolescente de classe média urbana que vai passar férias na casa do seu primo, numa pequena vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina chamada de “Sem Coração”.

 

< voltar para home