Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Fórum de artes performativas convida artistas e pensadores

Interessados em apresentar trabalhos devem se inscrever até 03 de agosto.

 Eleonora Fabião e André Lepeck / Divulgação

Os performers Eleonora Fabião e André Lepeck irão ministrar oficina e apresentar performance.

A segunda edição do Fórum Articulações propõe uma experiência intensa de intercâmbio, criação e pesquisa sobre as artes performativas. O tema deste ano é “Mundos Possíveis”, buscando promover trocas e diálogos quanto à potência da arte performativa como movedora e transformadora de formas de vida. A programação inclui workshops teórico-práticos, seminários, debates e apresentações de performances. Os artistas e pesquisadores interessados em participar podem inscrever propostas de apresentação de trabalhos para os seminários. As inscrições ficam abertas até 03 de agosto e são gratuitas. Serão selecionados oito trabalhos, o resultado será publicado no dia 17 de agosto.

O Fórum Articulações – Mundos Possíveis acontecerá de 25 a 30 de novembro, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, na capital pernambucana. O evento tem o incentivo do Funcultura, por sido selecionado em edital do Governo de Pernambuco. A primeira edição do evento foi realizada em 2009.

Cada artista ou pesquisador receberá uma ajuda de custo de R$ 600 e estará automaticamente inscrito em todas as atividades do fórum, incluindo as oficinas. A duração da apresentação de cada trabalho deve ser de 30 minutos. As propostas precisam dialogar com o tema “Mundos Possíveis”, ou seja, refletir sobre as possibilidades de composição e transformação de perspectivas para a realidade através da arte; possibilidades de (re)invenção da cena, do corpo e da comunidade; exploração de diferentes modos de linguagem; interconexão entre o sensual e o conceitual ou sobre o desejo como conhecimento.

ATIVIDADES – Nesta segunda edição, serão realizas duas oficinas prático-teóricas. “Performar – Um workshop em ação” acontece de 28 a 30 de novembro, das 9h às 12h, com Eleonora Fabião (Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral, Escola de Comunicação, UFRJ) e André Lepecki (Associate Professor, Dept. of Performance Studies, NYU), trabalhando na convergência das áreas da performance, da dança, do teatro e da teoria da performance. A oficina “Composição em movimento” será realizada de 25 a 27 de novembro, das 8h às 13h, com o coreógrafo e intérprete pernambucano João Lima. João integrou o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança (Portugal) e em seguida concluiu a formação ESSAIS no Centre National de Danse Contemporaine d´Angers (França). Ensinou composição em diversas organizações no Brasil, Argentina e Espanha. Entre os seus últimos trabalhos estão “O Outro do Outro” (Rumos Itaú Cultural Dança, 2010) e “Ilusionistas” (Prêmio Funarte Klauss Vianna, 2012).

Os seminários e debates estão programados para acontecer de 25 a 29 de novembro, das 14h às 17h. Os performers Eleonora Fabião e André Lepecki encerram o seminário no dia 29 de novembro, às 20h, com a performance “Palavrando”, que investiga o ato de fala e o ato de escuta. Para cada lugar, a cada edição do projeto, são escolhidas palavras e ações específicas. Palavras e ações consideradas importantes naquele momento, naquela cidade, naquela circunstância. A performance já foi apresentada em Berlin (Tanz im August, 2003; Tanz Kongress, 2006), Paris (Centre National de la Danse, 2005), Rio de Janeiro (Festival Panorama, 2006; Festival Atos de Fala, 2011), Fortaleza (Alpendre, 2010), Lisboa (Encontros de Estética, 2011), Graz (The Truth is Concrete, 2012), e São José do Rio Preto (FIT, 2012).

As inscrições para participar dos seminários, sem apresentação de trabalho, e dos workshops serão abertas a partir de setembro. Para mais informações é só acessar articulacoes2014.wordpress.com ou enviar email para forumarticulacoes@gmail.com.

< voltar para home