Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Fórum leva debates sobre arte e cidade ao Mamam e centro do Recife

Nos próximos sábado (16) e domingo (17), Fórum ArteCidade promove palestras, exposições e vivências gratuitas

Reprodução.Internet

Reprodução.Internet

No primeiro dia, o evento será realizado no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) onde acontecem mesas de debate com artistas e pesquisadores

As intersecções entre criação artística e urbe dão o mote para a primeira edição do Fórum ArteCidade, que acontece nos próximos sábado (16) e domingo (17) no Recife. Nprimeiro dia, o evento será realizado no auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) onde acontecem mesas de debate com artistas e pesquisadores, mas a proposta é sair pelas ruas do centro, numa investigação artística e patrimonial. O Fórum ArteCidade é uma iniciativa do projeto Recife Arte Pública, com  incentivo do Governo de Pernambuco, por meio Funcultura, que, desde 2013, vem mapeando obras de arte instaladas em ruas, praças, parques e edifícios públicos do Recife.

Os diálogos no Mamam começam no sábado a partir das 9h com falas de Lucia Padilha, idealizadora do Recife Arte Pública e organizadora do evento, e de Lilian Amaral e Bia Santos compartilhando a experiência do projeto espanhol Tocar, que estimula a prática da observação dos aspectos identitários dos espaços urbanos.

A partir das 14h, as professoras Renata Wilner e Bruna Rafaella Ferrer partilham suas pesquisas – desafios da mediação em espaços públicos e Guia Comum do Centro do Recife – com o artista Demétrio Albuquerque, autor das esculturas do Circuito da Poesia do Recife. Finalizando o sábado (16), a partir das 16h, o projeto Trilhas do Grafitti de mapeamento de arte urbana, encontra com o coletivo Pão e Tinta, de grafiteiros do Bode e com o INCITI, grupo de pesquisa e inovação para as cidades, para um conversa sobre arte de rua.

No domingo (17), o evento contará com a programação “circuito pela cidade” conduzido pela metodologia dos projetos Tocar e La Ursa Tours. A proposta é promover o encontro dos participantes com a cidade através de uma caminhada no centro do Recife que durará o turno da manhã (o ponto de encontro é o Mamam, às 9h). A tarde fica reservada para uma vivência de encerramento, que soma visita coletiva à exposição, o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas e registros de depoimentos dos participantes.

A programação do Fórum ArteCidade incluirá o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas (www.recifeartepublica.com.br), composto por um mapeamento de estátuas e esculturas da cidade do Recife. Durante o evento também, fica aberta para visitação no aquário do Mamam a exposição coletiva Arte Cidade que reúne obras dos projetos Recife Arte Pública (Breno
Laprovitera, Hassan Santos e Nando Chiappetta), Trilhas do Graffiti (Josivan Rodrigues) e Circuito da Poesia (Demetrio Albuquerque).

O Fórum ArteCidade contará com intérpretes de Libras. É um evento gratuito, sujeito à lotação do auditório (50 pessoas). Para o “circuito pela cidade”, no domingo, não há limite máximo de participantes.

Programação Fórum ArteCidade

Sábado (16)
Diálogos no MAMAM (auditório)

9h às 12h
Lúcia Padilha – Recife Arte Pública
Lilian Amaral + Bia Santos – Projeto TOCAR (ES)
14h às 16h
Renata Wilner – Desafios da mediação em espaços públicos
Bruna Rafaella Ferrer – Guia Comum do Centro do Recife
Demetrio Albuquerque – Circuito da Poesia
16h às 18h
Josivan Rodrigues + Nicole Costa – Trilhas do Graffiti
Natan Nigro – Inciti
Stilo Santos – Coletivo Pão e Tinta
Mediação das mesas: Niedja Santos (UFRPE)

Domingo (17)
Circuito pela cidade (Centro do Recife)
9h às 12h
Lilian Amaral (SP) – Projeto TOCAR
Renata Gamelo (PE) – La Ursa Tours
14h às 16h
- Vivência de encerramento
- Registro de depoimentos com participantes
- Lançamento do site “Recife Arte Pública: Esculturas”
- Exposição coletiva “Arte Cidade”

Serviço:
Fórum ArteCidade
Sábado (16) e domingo (17), das 9h às 18h
Mamam (Rua da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife)
Gratuito

< voltar para home