Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Fotógrafo Léo Lima inaugura a exposição “Avessos” na Torre Malakoff

A inauguração da mostra será nesta quarta-feira (30), às 19h

Léo Lima/Divulgação

Léo Lima/Divulgação

A exposição retrata a realidade dos trabalhadores dos lixões e aterros sanitários

A Torre Malakoff inaugura nesta quarta-feira (30), às 19h, sua mais nova exposição fotográfica Avesso. Registradas pelo fotógrafo e produtor cultural Léo Lima, as imagens retratam de forma poética a vida e o trabalho dos catadores em lixões e aterros sanitários localizados no Agreste Setentrional de Pernambuco, região conhecida como Polo de Confecção do Estado.

A mostra, que conta com incentivo do Funcultura, contém 56 fotografias de diversos tamanhos, divididas em quatro salas no primeiro andar do prédio. Além das imagens, a exposição contará com intervenção sonora. De acordo com Lima, a ideia é sensibilizar os visitantes da exposição. “Esses trabalhadores têm uma dupla face. De um lado, eles vivem num ambiente muitas vezes de violência e pobreza e devem encarar um trabalho árduo todo dia. De outro, exibem uma amizade, solidariedade e uma porção imensa de beleza enquanto estão trabalhando. É essa outra face que quis revelar com as minhas fotografias”, explica o idealizador.

Durante três anos, o fotógrafo que reside no distrito de Pão de açúcar em Taquaritinga do Norte, captou imagens das paisagens e do cotidiano de pessoas que trabalham diariamente nos lixões e aterros das cidades de Toritama e Taquaritinga. “Em uma região considerada a segunda maior produtora de confecção do país com um faturamento anual em torno de R$ 1 bilhão, é difícil deparar-se com quase 60 famílias que tiram seus sustentos dos lixões. Com a exposição, decidi apresentar e dar voz a esses trabalhadores”, declarou o fotógrafo.

Léo Lima/Divulgação

Léo Lima/Divulgação

O fotógrafo levou três anos para finalizar a exposição

Avessos segue em cartaz até o dia 8/10 (domingo) e as visitações poderão ser feitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, das 15h às 18h, domingos, das 15h às 19h. A entrada é gratuita.

Serviço
Exposição fotográfica Avesso, do fotógrafo Léo Lima
Abertura: quarta-feira (30), às 19h
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife)
Visitação: até o dia 8/10, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábado, das 10h às 17h; domingo, das 16h às 19h30.
Acesso gratuito

< voltar para home