Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Funcultura será informatizado e recebe novos membros da Comissão Deliberativa

Como parte de um processo contínuo de fomento à produção cultural por meio do Sistema de Incentivo à Cultura, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe empreendem mais uma ação de aprimoramento do modelo de processamento do Funcultura. Nesta terça (20) foi assinada uma Ordem de Serviço pela Secult-PE e Fundarpe para a Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI construir sistema para informatização do Cadastro de Produtores Culturais (CPC) e dos editais do Funcultura. A cerimônia também marcou a posse dos novos membros da Comissão Deliberativa do Funcultura e a entrega de certificados, pelos relevantes serviços prestados à cultura, aos antigos membros da comissão.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

Gestores da Secult, Fundarpe e ATI apresentaram as novidades na gestão do Funcultura

A proposta de informatização consta de uma aplicação web que utilizará banco de dados relacional e que ficará hospedada na ATI. O sistema possibilitará aos Produtores Culturais o acesso ao CPC de forma online para realizarem seu cadastro. Os produtores culturais que já forem cadastrados no sistema poderão, a qualquer momento, atualizar seus dados cadastrais, desde que informem seu “número CPC” e que este esteja válido no sistema.

Após a realização do cadastro, o produtor poderá elaborar o projeto para concorrer aos editais do Funcultura, durante o período de inscrições. Nesta etapa, o sistema já preencherá os dados cadastrais que se encontram presentes no CPC, evitando recadastramento de dados e documentações por parte do produtor cultural.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

Gestores e produtores culturais participaram da atividade no Teatro Arraial Ariano Suassuna

Para a construção deste sistema, a direção do Funcultura empreendeu um estudo de todo fluxograma do Funcultura, do CPC à fase da prestação de contas, de maneira a ter, no futuro, todos estes ambientes informatizados e assim aprimorar o funcionamento desta que é hoje uma das principais ferramentas de execução da política pública de cultura do estado.

“A expectativa é de aumentarmos o número de produtores culturais cadastrados, sobretudo nas regiões do interior do estado, e que em 2017 os editais do Funcultura já sejam apresentados de modo eletrônico”, comemora o superintendente do Funcultura, Gustavo Araújo.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

O secretário de Cultura Marcelino Granja agradeceu e a confiança dos produtores culturais presentes

O secretário de Cultura Marcelino Granja contextualiza o momento atual de fortalecimento do Funcultura, como parte de um esforço do Governo do Estado para valorizar o fomento à cultura em Pernambuco. O decreto 43.295 publicado no dia 31 de março deste ano pelo Governo do Estado ampliou a lista de atividades econômicas que podem contribuir com o Fundo, permitindo assim a entrada de empresas de distribuição de gás, como a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), que será a nova participante do Funcultura.

“Primeiro garantimos na Lei Orçamentária para 2016 o orçamento de R$ 35,049 milhões para o Funcultura. Depois tivemos o decreto, com a entrada da Copergás, que garante piso financeiro para a previsão orçamentária. E agora esse aprimoramento tecnológico que irá facilitar o acesso ao CPC e desburocratizar o Funcultura, que era uma das maiores queixas da produção cultural do estado”, avalia Marcelino.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, assinou a ordem de serviço para a informatização do Funcultura

Márcia Souto confirma o compromisso do Governo em atender a uma demanda da sociedade civil, no que diz respeito a desburocratização do Funcultura. A presidente da Fundarpe acredita a informatização é um processo estruturador do Fundo, que irá melhorar não só a relação dos produtores com o Funcultura, mas impactar ainda nos processos internos de análise e validação dos projetos. “A informatização tem ainda o mérito da inclusão de mais projetos, evitando o descarte de muitos projetos bons, como acontece hoje. No modelo vigente, projetos são desclassificados pelo fato não anexarem alguma documentação obrigatória. Com a informatização, acaba-se o risco, pois se o produtor não anexa a documentação, não consegue finalizar e enviar o projeto eletronicamente”, explica Márcia.

Segundo ela, a previsão é que até março de 2017 todas as etapas da informatização estejam concluídas. “Estamos muito felizes com o andamento de todos estes processos que visam a ampliação e fortalecimento do Funcultura. Para isso, foi fundamental a parceria com a Agência de Tecnologia do Estado, que tem a expertise necessária não só para promover o atendimento das necessidades de informatização dos diversos setores do Funcultura, mas também abrigar ou manter o banco de dados que será gerado a partir desse processo de informatização”, coloca a presidente.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

O presidente da ATI, Romero Guimarães, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em desenvolver o sistema

“A ATI está empenhada em tornar os processos e serviços do Governo do Estado mais ágeis, mais modernos e mais racionais, através do uso da tecnologia da informação. Nós que fazemos a ATI estamos honrados em firmar o convênio com o Funcultura, atendendo a uma necessidade dos produtores culturais”, garante Romero Guimarães, presidente da ATI.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

O Superintendente de Gestão do Funcultura, Gustavo Duarte, entregou certificados aos antigos membros da Comissão Deliberativa

Comissão Deliberativa - Além de marcar o início da informatização do Funcultura, a cerimônia marca ainda a posse dos novos quinze membros da nova Comissão Deliberativa do Funcultura (CDF), eleitos após chamada pública realizada pela Fundarpe. Cabe aos membros da Comissão participar de reuniões ordinárias e extraordinárias que apreciam projetos culturais submetidos aos editais do Fundo; deliberar sobre sua aprovação e execução, julgar eventuais pedidos de reconsideração interpostos contra suas decisões ou pareceres e; exercer as competências estabelecidas em lei e demais atos normativos complementares. Confira abaixo os nomes dos antigos e novos membros da CDF:

MEMBROS DA COMISSÃO DELIBERATIVA DO PERÍODO DE 2013 A 2016
1. Adriana de Farias Gerhes
2. Alberon de Lemos Gomes
3. Alexandre Furtado de Albuquerque Corrêa
4. Alexandre Silva e Albuquerque
5. Américo Fortunato Gomes da Silva
6. Anderson de Lima Lopes
7. Andreza Jatobá Portella
8. Aurélio Molina da Costa
9. Carlos Eduardo de Matos Menezes
10. Cecília da Rocha Pessoa
11. Clébio Marques da Silva
12. Edenilze Teles Romeiro
13. Elenilza Ferreira de Melo
14. Estevam Vieira de Santana Junior
15. Fernanda Freire de Souza
16. Gustavo Gonçalves do Nascimento
17. Gustavo José Fernandes Bandeira
18. Ivonete de Melo
19. Jorge Clésio da Silva
20. José Clementino de Oliveira
21. José Renato Ferreira dos Santos
22. Juarez Caesar Malta Sobreira
23. Júlia Curvelo Pedrosa
24. Luciene Torres de Carvalho Nunes
25. Lucila Nogueira Rodrigues
26. Magdalena Almeida
27. Marco Antônio Porto da Silva
28. Maria de Nazaré Oliveira Reis
29. Maria Débora Fernandes Pontes
30. Maria do Rosário de Fátima Padilha
31. Maria Eduarda Freyre Magalhães da Costa Lima
32. Maria Teresa Barbosa Huang
33. Marilia Hamed Reis de Almeida Braga
34. Milena Silvino Evangelista
35. Neide Kazue Sakugawa Shinohara
36. Newton Cordeiro Caivano
37. Nilton Oliveira Valença
38. Pollyanna Salgado da Silva
39. Raldianny Pereira dos Santos
40. Renata Echeverria Martins
41. Ronaldo Brissant
42. Sandra Helena Pereira Rodrigues
43. Silvia Cristina Cordeiro de Macedo
44. Silvia Regina Galindo de Medeiros França de Oliveira
45. Silvio Romero Hansen de Barros
46. Teresinha de Jesus Carlos Araújo
47. Valéria Sales os Santos e Silva
48. Vera Lúcia Guimarães Cavalcanti
49. Wellington José de Melo
50. Yêda Costa Bezerra de Melo

MEMBROS DA NOVA COMISSÃO DELIBERATIVA
1. Agricélia Genuíno Guimarães
2. André Luiz Aquino de Almeida
3. André Maurício Ramalho Wanderley
4. André Mendonça Brasileiro de Oliveira
5. Andreza Jatobá Portella
6. Cristiana Dias Cordeiro
7. Edson Luiz Marques
8. Janaina Campos Branco
9. Jorge Clésio da Silva
10. Luiz Carlos José dias de Souza
11. Maria Antonieta da Trindade Gomes Galvão
12. Maria Eduarda Freyre Magalhães da Costa Lima
13. Milena Evangelista
14. Mísia Coutinho Pessoas
15. Newton Cordeiro Caivano
16. Renata Echeverria Martins
17. Risoaldo José da Silva
18. Risolange Rodrigues da Silva
19. Ronaldo Lopes Brissant
20. Sara Nascimento Branco da Silva

< voltar para home