Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Governo de Pernambuco lança os editais do Funcultura 2014/2015 e do 3º Prêmio de Literatura

Lançamentos acontecem nesta terça-feira (23), às 14h, no Teatro Arraial.

O Governo de Pernambuco vai realizar nesta terça-feira, 23/12, o lançamento de mais dois editais de fomento à Cultura Pernambucana: o edital do Funcultura Independente 2014/2015 e o do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura.

Durante o anúncio, que terá início às 14h, no Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista, Recife), também será apresentada a publicação Cultura.PE, uma revista com o Balanço das ações desenvolvidas pela gestão cultural nos últimos oito anos.

O evento é aberto ao público interessado e contará com a presença do secretário de Cultura, Marcelo Canuto; do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; do diretor de Gestão do Funcultura, Thiago Rocha Leandro; do diretor de Políticas Culturais, André Brasileiro; e do coordenador de Literatura, Wellington de Lima.

O edital Funcultura Independente 2014/2015 irá disponibilizar incentivo total de R$ 22 milhões para projetos culturais de artistas e produtores de todo o estado. Uma novidade é a inserção da área “Design e Moda” no edital, após a recente aprovação na Assembléia Legislativa e a sanção pelo governador João Lyra Neto da Lei 2419/2014, de autoria do deputado estadual Waldemar Borges. A lei é mais um avanço na política cultural do estado, resultado do diálogo entre a sociedade civil e os poderes executivo e legislativo. O edital Funcultura Independente incentiva a produção em diversas linguagens artísticas e áreas culturais: Artesanato; Artes plásticas e gráficas; Circo; Cultura popular; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Ópera; Patrimônio; e Teatro. Existe ainda a categoria Artes integradas, que possibilita projetos que promovam o diálogo entre diferentes linguagens. O edital foi construído com base no Ciclo de Consultas Setoriais, realizado com os artistas e produtores de cada linguagem artística entre os dias 26 de novembro e 03 de dezembro de 2014.

A terceira edição do Prêmio Pernambuco de Literatura – iniciativa da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Cepe Editora – vem consolidar esta ação de fomento à cadeia do livro e da leitura que já contemplou nove escritores pernambucanos em suas etapas anteriores.

A publicação Cultura.PE 2007 – 2014 é a revista de balanço dos últimos oito anos da Gestão Cultural em Pernambuco. Nela, a tradução em números, fotos e depoimentos do trabalho desenvolvido até aqui com o objetivo maior de garantir, cada vez mais, visibilidade e sustentabilidade das diversas manifestações artísticas e expressões culturais pernambucanas

< voltar para home