Governo de Pernambuco realiza seminário para aprimoramento do Funcultura
Inscrições para o evento devem ser feitas exclusivamente pela internet
Postado em: Funcultura
Fernando Figueroa/ Secult-PE/Fundarpe

O Seminário do Funcultura é voltado aos conselheiros de cultura, comissão deliberativa e gestores da Secult-PE/Fundarpe
Com o objetivo de aprimorar e fortalecer a principal ferramenta de fomento à cultura do Estado, o Governo de Pernambuco – por meio da Secult, Fundarpe e Conselhos Estaduais de Cultura – promove nos próximos dias 8 e 9 de junho (sábado e domingo), o Seminário de Aperfeiçoamento do Funcultura. O evento acontecerá na Escola Técnica Estadual Porto Digital (Avenida Rio Branco, 193, Recife Antigo). Os interessados poderão se inscrever aqui até o próximo dia 04 de junho de 2019 (terça), com vagas limitadas às 115 primeiras inscrições.
A programação é exclusivamente direcionada aos membros dos três Conselhos de Cultura em atuação no Estado (Preservação, Políticas Culturais e Audiovisual) e da Comissão Deliberativa do Funcultura; aos representantes das Comissões Setoriais e ainda à equipe de gestores da Secult/Fundarpe.
No primeiro dia, os participantes se dividirão em três grupos de trabalho (GTs), a partir das seguintes pautas: Regionalização, Festivais e Democratização, Inclusão e Acessibilidade. Já no segundo, os grupos vão se reunir de acordo com a linguagem que estão ligados, a fim de debater as linhas e categorias dos editais do Funcultura. As propostas que serão levadas para discussão, em cada grupo, tiveram origem em relatórios do Funcultura, reuniões de comissões setoriais, além de uma consulta on-line com produtores culturais.
“O seminário vem discutir o principal fundo de fomento à cultura do nosso estado a partir de uma criteriosa sistematização de informações que visam contribuir para o aperfeiçoamento da política pública”, ressalta o secretário Gilberto Freyre Neto. O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto ressalta que ao longo dos anos a sociedade civil vem contribuindo para o contínuo aprimoramento do Fundo e seu consequente fortalecimento e importância para o fomento às artes em Pernambuco. “Os próximos editais a serem lançados já poderão trazer modificações importantes em suas linhas e categorias, que serão reflexo deste Seminário”, destaca Canuto.
As sugestões de cada GT do Seminário serão sistematizadas e enviadas à Comissão Deliberativa do Funcultura para subsidiar as modificações nos próximos editais.
Dúvidas no preenchimento deste formulário ou sobre a programação do evento podem ser solucionadas por meio do número (81) 3184.3080.
Serviço
Seminário para o Aperfeiçoamento do Funcultura
Quando: 8 e 9 de junho de 2019
Local: Escola Técnica Estadual Porto Digital (Av. Rio Branco, 193, Recife Antigo)
Público: Exclusivo para membros dos três Conselhos de Cultura em atuação no Estado (Preservação, Políticas Culturais e Audiovisual) e da Comissão Deliberativa do Funcultura; aos representantes das Comissões Setoriais e equipe da Secult/Fundarpe.
As inscrições podem ser feitas neste link:
docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfst8hjS0jamnBEcPb79P4KnHt1gBXS0bVwsRtlLOBH_tqbjQ/viewform.
Programação
8 de junho (sábado)
9h – Credenciamento
9h30 – Abertura
10h – Apresentação da metodologia dos trabalhos e dos indicadores do Funcultura
12h30 – Almoço
13h30 às 17h – Reunião dos Grupos de Trabalho (GT1. Regionalização, GT2. Festivais e GT3. Democratização, Inclusão e Acessibilidade).
9 de junho (domingo)
9h – Credenciamento
9h30 às 12h30 – Reunião dos Grupos de Trabalho por linguagens, Linhas e Categorias dos Editais (Artes integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Ópera, Teatro e Patrimônio Cultural)
12h30 – Almoço
13h30 – Plenária de apresentação das propostas dos GTs
Saiba como chegar ao local do evento no link:
www.google.com/maps/