Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Governo de Pernambuco vai destinar R$ 4.5 milhões para projetos do 1º Funcultura da Música

Bruno Souza/Secult-PE/Fundarpe

Bruno Souza/Secult-PE/Fundarpe

O anúncio do resultado foi nesta segunda-feira (20), no Teatro Arraial Ariano Suassuna

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, torna público nesta segunda-feira (20/11), a lista dos projetos aprovados no 1º Edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura da Música 2016/2017. No 1º Edital Funcultura da Música, foram inscritos 464 projetos. Destes, 381 projetos culturais da música foram habilitados para julgamento do mérito cultural. Foram aprovados, ao final do processo, 58 projetos, distribuídos em três áreas culturais: 48 em fruição (desenvolvimento); 2 em pesquisa; e 8 em formação e capacitação.

O julgamento, realizado por meio da Comissão Deliberativa, contou com dezessete pareceristas especialistas contratados através de chamada pública nacional e constituíram o suporte técnico às Comissões de Análise Técnica e Temática. O julgamento avaliou critérios como a qualidade técnica do projeto; valor cultural; qualificação do produtor e da equipe; aspectos sociais da proposta; e regionalização.

No total, o Governo de Pernambuco destinou R$ 4,5 milhões para o 1º Edital Funcultura da Música 2016/2017, o que significa um aporte adicional de recursos para a linguagem cultural da música na ordem de 80%, comparado às contratações do Edital Geral 2015/2016. Quanto à contratação de projetos, o Edital Geral 2015/2016 aprovou 35 projetos. O 1º Edital Funcultura da Música 2016/2017 aprovou 58 projetos.

O ganho qualitativo no 1º Edital Funcultura da Música não ficou só no aporte de recursos. Dos 58 projetos aprovados, 29%, ou seja, 17 projetos foram de proponentes localizados nas macrorregiões da Mata, Agreste e Sertão. O feito indica os resultados positivos do processo de regionalização e atendimento do Funcultura no interior do Estado.

Outro ganho expressivo também pode ser observado nas indicações de ações de acessibilidade nos projetos aprovados. Dos 58 projetos aprovados, 82% apresentaram ações de acessibilidade em libras, braile, áudio descrição legendas (LSE), adequação de espaço, entre outras proposições.

Acesse aqui o resultado, o modelo do recurso aqui e aqui todos os outros documentos relativos ao Edital.

“Estamos, em primeiro lugar, felizes pela conquista que é ter um edital específico da música, demanda antiga da sociedade civil, sendo finalmente atendida, praticamente dobrando o valor dos recursos no segmento da música, um setor que sempre foi destaque na produção artística e cultural de Pernambuco. Um resultado que nos deixa ainda mais satisfeitos, porque reflete o esforço da gestão em fazer com que a produção cultural de todo estado seja incentivada através desta ferramenta que é hoje o principal mecanismo de promoção da cultura no Estado”, diz a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

O secretário de Cultura Marcelino Granja diz que o novo Funcultura da Música vem para atender aos anseios do próprio setor, cuja produção é destaque nacionalmente. “O Governo reconhece que a grande maioria dos projetos culturais que circula hoje no estado é proveniente deste incentivo do Funcultura. Tanto sabemos que aprovamos, este ano, a nova Lei do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) que, além de ter fortalecido o Funcultura e seus editais (Geral, Audiovisual e da Música), também criou a Lei do Mecenato, entre outros mecanismos de incentivo à Cultura. Estamos sempre aprimorando e ampliando os recursos, garantindo uma produção cultural diversificada, regionalizada e cada vez mais forte”, avalia Marcelino.

Segundo o superintendente do Funcultura, “o 1º Edital Funcultura da Música representa o atendimento de um compromisso com o setor, além de um esforço técnico que possibilitou ganhos expressivos na regionalização e interiorização da atuação do Funcultura”.

PROCEDIMENTOS - Os proponentes de projetos aprovados devem aguardar o contato da Secretaria Executiva do Funcultura para entrega de documentos, cujos desembolsos deverão ocorrer ainda em dezembro de 2017.

Com o intuito de aumentar a transparência e ter caráter didático, a Superintendência de Gestão do Funcultura irá comunicar individualmente a todos os proponentes de projetos não aprovados as respectivas notas em cada critério de avaliação. A comunicação será feita até 24 de novembro para o endereço de e-mail do proponente. Aqueles que porventura não receberem o comunicado até 24 de novembro deverão entrar em contato pelo e-mail: funculturaeditais@fundarpe.pe.gov.br.

Os produtores de projetos não aprovados poderão apresentar pedido de reconsideração até 01 de dezembro. O recurso poderá ser enviado por meio do e-mail funculturaeditais@fundarpe.pe.gov.br ou pessoalmente, no Setor de Atendimento do Funcultura das 8h às 12h, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife. O pedido de reconsideração enviado por e-mail só será avaliado, caso seja enviado a partir do e-mail do proponente que consta no Cadastro de Produtor Cultural. Baixe aqui o modelo de recurso.

Confira a apresentação do resultado do 1º Funcultura da Música:

Serviço
Setor de Atendimento Funcultura
Telefones: (81) 3184-3023 e 3184-3026
Email: atendimentosic@fundarpe.pe.gov.br
Atendimento presencial: De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h.
Endereço: Secretaria de Cultura / Fundarpe – Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista, Recife

< voltar para home