Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Grupo Bongar e debate sobre o papel da arte marcam lançamento da Outros Críticos #12

Evento acontece na próxima quinta-feira (10/11), na sede do Coletivo Sexto Andar, no Recife

Reprodução/Capa da Outros Críticos

Reprodução/Capa da Outros Críticos

A capa e a identidade visual da 12ª edição da Outros Críticos é assinada pela artista visual Mariana de Matos

Há três anos, o jornalismo cultural em Pernambuco conta com uma importante referência, a revista Outros Críticos. O projeto, iniciado como um blog, já lançou diversas edições impressas envolvendo colaboradores e artistas do estado, e conta também com um site, o futuro “carro-chefe” do projeto.  No próximo dia 10 de novembro, a revista encerra um ciclo ao lançar a sua 12ª edição, que traz como tema “A arte é a última esperança” – título de uma obra de Paulo Bruscky.

O evento será realizado no Sexto Andar, no Edifício Pernambuco (Recife), e na ocasião será realizado um debate mediado por Ana Lira (artista visual e fotógrafa), com Guitinho da Xambá (músico), Mariana de Matos (artista visual e escritora), Marcelo Pedroso (cineasta), Iris Regina (educadora e designer do CCJ Recife) e Philippe Wollney (poeta e editor). Em seguida, haverá uma apresentação do Grupo Bongar. A entrada custa R$ 10 e os 100 primeiros compradores receberão uma cópia da revista. Já a versão on-line estará disponível para leitura e download gratuito no site da Outros Críticos.

Oi Kabum/Divulgação

O Grupo Bongar fará uma apresentação durante o lançamento da 12ª edição da revista. Guitinho da Xambá também participa desta edição na seção ‘entrevista’, numa conversa com o editor Carlos Gomes

Segundo Carlos Gomes, editor da revista, o próximo passo é fazer uma avaliação sobre os últimos três anos e pensar em como será o projeto daqui pra frente. “Estamos vendo a possibilidade de crowdfunding para financiar a versão impressa ou a mudança da periodicidade. O certo é que ela vai continuar existindo, mesmo se não tiver incentivo financeiro. A expectativa agora é que a Outros Críticos se volte mais para o site, já temos seis colunistas escrevendo em áreas diversas e, para o próximo ano, mais seis pessoas estarão participando” adianta Carlos.

Na opinião do editor, a guinada na Outros Críticos começou em 2014, quando mudou a perspectiva de ser independente e ligada apenas à internet. “Na época consegui aprovar no Funcultura um projeto de financiamento que garantisse as revistas impressas. Saímos do virtual e aproveitamos os lançamentos destas edições para a realização dos nossos eventos, sempre com debates ou apresentações musicais”, comenta, ressaltando que tais encontros não estavam previstos no projeto inicial, e foram feitos por conta própria, em parceria com os críticos e os músicos envolvidos. Participaram destes eventos nomes como DJ Dolores, Isaar, Jomard Muniz de Britto, Fabiana Moraes e Rodrigo Campos.

Sobre a marca que a Outros Críticos já deixou no jornalismo cultural pernambucano, Carlos Gomes diz que é “a revista não se fecha numa redoma de que é algo ‘experimental’ e que não conversa com os outros meios. Muitos dos nossos colaboradores trabalham em redações de jornais, e temos de estagiários a professores de pós-graduação. Mais do que deixar um legado, o mais importante é que construímos este diálogo”.

12ª edição
O novo número traz a artista visual Mariana de Matos e o Grupo Bongar como os pontos centrais desta edição. O trabalho de Mariana está presente na capa e nos demais textos, enquanto o Bongar figura na seção ‘entrevista’, numa conversa entre o músico Guitinho da Xambá e o editor Carlos Gomes, marcada por um passeio pela trajetória de 15 anos do grupo.

Victor Jucá/Divulgação

Victor Jucá/Divulgação

Junto ao Grupo Bongar, o trabalho da artista Mariana de Matos ganha destaque nesta edição

A seção ‘crítica de boteco’ conta com Moacir dos Anjos para refletir sobre a arte política, numa conversa com Renata Pimentel e Mery Lemos. O artigo de abertura foi escrito por Ana Lira e compõe um quadro artístico do Recife e suas variadas movimentações que se cruzam. A revista também incluiu ao tema que intitula essa edição uma interrogação e fez a pergunta a diversos autores, nomes como Paulo Marcondes, Priscilla Buhr, Philippe Wollney, Nathalia Queiroz, Roberta Martinelli e Marcelo Coutinho.

A equipe da Outros Críticos presenta textos sobre Elza Soares, Larissa Luz, Karina Buhr, Iara Rennó e Ava Rocha. Em paralelo, os discos de Alessandra Leão, Cosmo Grão, Juliana Perdigão e do duo Walter Areia e Rafael Marques integram a seção de resenhas, escritos, respectivamente, por Carlos Gomes, Fernando Athayde, GGabriel Albuquerque e Bruno Vitorino. O ensaio de encerramento é do cantor e compositor Romulo Fróes.

A Outro Críticos é impressa com o apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e lançada em versão virtual com apoio do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e da Altovolts. O Sexto Andar e a fotógrafa Camila van der Linden também  apoiam  essa edição.

Serviço
Lançamento da 12ª edição da revista Outros Críticos – Show do Grupo Bongar mais debate com Ana Lira, Guitinho da Xambá, Mariana de Matos, Marcelo Pedroso, Iris Regina e Philippe Wollney
Quinta (10) | 19h
Sexto Andar, Edifício Pernambuco (Av. Dantas Barreto, 324, Santo Antonio)
R$ 10 (As 100 primeiras pessoas ganham a revista)

< voltar para home