Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Grupo Bongar lança novo CD com show na comunidade Xambá, em Olinda

Com incentivo do Funcultura, o CD ‘Samba de Gira’ agrega inspiração em rituais afro-indígenas, como tradições de culto à Jurema

Divulgação

Divulgação

Grupo Bongar

Iniciando as comemorações pelos 15 anos de atividades culturais, que serão completados no mês de agosto, o Grupo Bongar lança no próximo sábado (18), no Centro Cultural Grupo Bongar – Nação Xambá, em Olinda, o seu quarto trabalho musical. Inspirado em rituais afro-indígenas, o CD ‘Samba de Gira’ agrega a intimidade do grupo com tradições de culto à Jurema, contando com  a parceria dos músicos como Adiel Luna, Chico César, Gabriel Policarpo, Jam Silva, Juliano Holanda, Lirinha, Sapopemba, Siba, entre outros.

Possuindo incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, o trabalho musical foi produzido por Beto Villares, sendo gravado em vários ambientes da Região Metropolitana do Recife, como o Teatro Hermilo Borba Filho, os terreiros Xambá e de Dona Marinalva, além dos estúdios Carranca e CTCD de Peixinhos, obedecendo ao ritmo das celebrações religiosas de terreiros, para que a equipe pudesse captar os cantos entoados pelas entidades da Jurema. “Em ‘Samba de Gira’, conseguimos conectar dois mundos com os quais convivemos diariamente na Xambá, tendo a música tradicional como o fio condutor, nos mostrando o quanto ao conectarmos nossa espiritualidade somos capazes de revelar uma criatividade em parceria com o legado cultural que herdamos dos nossos ancestrais”, explica Guitinho da Xambá, vocalista do Bongar. “Isso vira música capaz de nos colocarmos ao lado de artistas consagrados igualitariamente”, ressaltou o músico.

No repertório, ganham destaque especial cantos tradicionais compostos por Guitinho da Xambá, além de parceria com Adiel Luna e Sapopemba, na faixa ‘Bananeira Chorou’, e com Juliano Holanda, no samba de macumba intitulado de ‘Moça’. “É um disco antropológico, carregado de simbolismos, de religiosidade, de tradição e de ancestralidade. No culto da Jurema, Gira é a reunião dos mestres, mestras, caboclos e outras entidades que se juntam para um momento espiritual, onde o canto é elemento principal desse encontro”, define Guitinho.

O show acontece a partir das 19h, no Centro Cultural Grupo Bongar, localizado na Rua Severina Paraíso da Silva, nº 5330, na Comunidade Xambá, por trás do TI Xambá, em Olinda. Os ingressos individuais custam R$ 10 e estarão a venda no local.

Serviço:
Lançamento do CD ‘Samba de Gira’, do Grupo Bongar
Quando: sábado, 18 de junho
Horário: às 19h
Local: Centro Cultural Grupo Bongar – Nação Xambá (Rua Severina Paraíso da Silva, 5330 – Comunidade Xambá, por trás do TI Xambá)
Ingressos: R$ 10 (à venda no local)

< voltar para home