Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Grupo O Poste promove diálogos sobre teatro antropológico

Com incentivo do Funcultura, evento acontece nesta quinta-feira (2), explorando resultados de pesquisa teatral realizada pelo grupo

Foto: O Poste/divulgação

Com informações da assessoria

O espaço cultural O Poste Soluções Luminosas, no Recife, realiza na próxima quinta-feira (2), a 2ª Gira de Diálogos, integrando o projeto de pesquisa ‘O Corpo Ancestral Dentro da Cena Contemporânea’. O encontro, que é aberto ao público e possui incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, acontece a partir das 19h, contando com a antropóloga Danielle Perin Rocha Pita e os atores e pesquisadores Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos, integrantes do grupo de pesquisa teatral O Poste.

Consistindo em uma investigação teatral que aborda temáticas relacionadas à ancestralidade e a rituais de matriz africana, o projeto de pesquisa tem por base estudos teóricos realizados pelo diretor polonês Jerzy Grotowski e pelo antropólogo Eugenio Barba. Entre os assuntos que serão abordados na Gira de Diálogos, está a importância da anatomia para o ator e sua construção e reconstrução corporal, observando aspectos relacionados a partir da observação cultural e ritualística.

O trabalho de pesquisa do grupo também relaciona vivências práticas de rituais de matriz africanas, explorando vetores como energias de Orixás no processo de composição teatral, além de tradições de terreiros de Candomblé, que auxiliam nas atuações físicas e entonações vocais. “Com esta ação, será ampliada a averiguação da ancestralidade corporal e vocal pelo viés artístico teatral, onde o corpo norteará as ações, traçando paralelo entre as incorporações dos orixás no terreiro de Candomblé, e o corpo e a voz dos atores através das ações físicas”, explica a atriz e pesquisadora Naná Sodré.

Serviço:
2ª Gira de Diálogos sobre Teatro Antropológico
Quando: quinta-feira, 2 de junho
Horário: às 19h
Local: Espaço cultural O Poste Soluções Luminosas (Rua da Aurora, nº 529, bairro da Boa Vista, no Recife)
Acesso gratuito

< voltar para home