Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Grupo Risco inaugura nova exposição no Museu Murillo la Greca

A abertura da exposição, que conta com incentivo do Funcultura, será no próximo sábado (27), às 16h

Nino Bomp/Divulgação

Nino Bomp/Divulgação

O Risco! é um grupo de desenho e performance que se reúne semanalmente em sessões de modelo vivo. É um coletivo aberto, que já passou por espaços públicos como o Mamam, Murillo la Greca e ateliês como Peligro, Sexto Andar, Nona e Pangeia

O Museu Murillo la Greca inaugura sábado (27), às 16h, a exposição Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian). A ação homenageia o artista, pesquisador e agitador cultural Eduardo Souza, falecido ano passado, e apresenta uma culminância do Risco! Atelier Aberto, projeto de artes visuais desenvolvido nos últimos meses pelo grupo Risco!, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Durante a abertura, haverá sessão de desenho de modelo vivo e conversa com os participantes da ação. O evento é gratuito e tem classificação livre.

A exposição contará com a exibição de desenhos, esculturas, livros e pinturas desenvolvidos ao longo das oito oficinas realizadas pelo Risco! Atelier Aberto. Também serão apresentados registros das ações e relatos dos participantes. “É um momento de celebrar o Risco!, compartilhar resultados e, especialmente, processos”, comenta Bruna Rafaella Ferrer, coordenadora-geral do projeto. Ao longo do mês, também serão realizadas sessões abertas de desenho de modelo vivo e debates no espaço expositivo.

O Risco! Atelier Aberto foi um projeto que ofertou oito formações gratuitas em artes visuais que tinham como eixo central a performática do corpo e o registro gráfico. As ações foram ministradas pelos artistas Demetrio Albuquerque, Heitor Dutra, Ianah Maia, Nathália Queiroz, Rinaldo Silva, Sabrina Carvalho, Valeria Rey Soto e Vi Brasil. “O projeto tem sido um sucesso e conseguiu reunir um público bastante heterogêneo. Tivemos participantes que eram artistas e tivemos participantes que nunca tinham trabalhado com desenho ou com prática de modelo vivo”, completa Bruna. Para Vi Brasil, que atuou como modelo vivo e facilitou uma das oficinas, um ganho do projeto foi a integração da prática da modelagem nas ações formativas: “Acredito que a modelagem viva foi exercida como um estímulo criativo importante, o que reverberou nas minhas reflexões e na de todos que participaram e frequentaram o projeto”, argumenta.

A homenagem a Eduardo Souza se deve ao fato do artista ser o mentor do Risco!, além de ter sido muito importante para o cenário artístico da cidade. “Eduardo foi uma pessoa de energia criativa enorme, que formou muita gente. Era muito preocupado em pensar o fazer artístico para além da produção de uma obra, mas a partir de todos os agenciamentos necessários para tornar a obra pública: seja no ato expositivo, seja no processo de formação técnica e teórica. Uma pessoa muito importante para o Recife e primordial para que o Risco! seja o que é”, conclui a coordenadora-geral.

O Risco! é um grupo de desenho e performance que se reúne semanalmente em sessões de modelo vivo. É um coletivo aberto, que já passou por espaços públicos como o Mamam, Murillo la Greca e ateliês como Peligro, Sexto Andar, Nona e Pangeia. O Risco! atua de maneira independente desde 2012. Para participar dos encontros semanais, não é necessário pré-requisito técnico.

Programação
27/4 (Sábado, 16h) – Abertura (com sessão aberta e debate com os participantes das oficinas)
29/4 (Segunda, 19h) – Sessão semanal do Risco!
04/5 (Sábado, 16h) – Ação aberta com Ianah Maia: pintura corporal com tintas naturais
06/5 (Segunda, 19h) – Sessão semanal do Risco!
11/5 (Sábado, 16h) – Ação aberta com Vi Brasil: Delírio coletivo, jogos para modelo vivo
13/5 (Segunda, 19h) – Sessão semanal do Risco!
18/5 (Sábado, 16h) – Ação aberta com Nathália Queiroz: Narrativas do corpo
20/5 (Segunda, 19h) – Sessão semanal do Risco!
25/5 (Sábado, 16h) – Encerramento

Serviço
Abertura da exposição Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian)
Onde: Museu Murillo la Greca (R. Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim, Recife)
Quando: sábado (27), às 16h
Entrada gratuita

< voltar para home