Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Grupo Risco! retoma seu ciclo de formações gratuitas em desenho

Estão abertas as inscrições para as oficinas 'Narrativas do Corpo', com Nathália Queiroz, e 'Caminho do Meio: Oficina de Pastel Oleoso', com Heitor Dutra

Divulgação

Divulgação

As oficinas, produzidas com incentivo do Funcultura, tem como eixo central a articulação entre a expressão gráfica e a performática do corpo

O grupo de desenho e performance Risco! vai retomar as atividades do projeto Risco! Atelier Aberto neste mês de fevereiro. Tendo como eixo central a articulação entre a expressão gráfica e a performática do corpo, estão abertas as inscrições para as oficinas ‘Narrativas do Corpo’, com Nathália Queiroz, e ‘Caminho do Meio: Oficina de Pastel Oleoso’, com Heitor Dutra. Para participar, não é necessário conhecimento prévio e as ações são voltadas para artistas de diversas linguagens e interessados em geral.

Narrativas do Corpo, com Nathália Queiroz, ocorre dias 18, 20 e 22 de fevereiro, das 14h às 18h, no Atelier 2 do IAC Benfica. Durante três encontros, os participantes serão instigados a observar o corpo como dispositivo de possibilidades narrativas. A oficina propõe uma vivência a partir da observação do corpo do performer, em que serão produzidas “imagens” em linguagens diversas, como desenho, fotografia, música, dança, literatura e dramaturgia. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de fevereiro e devem ser realizadas através de um formulário online.

Divulgação

Divulgação

‘Narrativas do Corpo’, com Nathália Queiroz, ocorre dias 18, 20 e 22 de fevereiro, das 14h às 18h, no Atelier 2 do IAC Benfica

A formação Caminho do Meio: Oficina de Pastel Oleoso, com Heitor Dutra, ocorre dias 19, 21 e 23 de fevereiro, das 14h às 18h, no Atelier 4 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Teórico-prática, a oficina tem por objetivo o aprofundamento na técnica do pastel oleoso e suas possibilidades gráficas. Ao longo dos encontros, os participantes vão experimentar, através de exercícios diversos, o registro da figura humana e o hibridismo do material, sendo este tanto uma ferramenta de desenho, como também de pintura e gravura. As inscrições também devem ser feitas pela internet até o próximo dia 14 de fevereiro.

O Risco! é um grupo aberto de experimentação em desenho e performance que tem por objetivo reunir diversos agentes interessados nos processos criativos relacionados à prática do desenho e à performance.

Divulgação

Divulgação

Já a formação ‘Caminho do Meio: Oficina de Pastel Oleoso’, com Heitor Dutra, ocorre dias 19, 21 e 23 de fevereiro, das 14h às 18h, no Atelier 4 do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE

Agindo de forma autônoma e independente desde 2012, o grupo tem se reunido semanalmente e já passou por diversos espaços do Recife e Olinda, como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), o Museu Murillo La Greca, o café Castigliani, a Faculdade Aeso – Barros Melo e a Galeria Janete Costa do Parque Dona Lindu. Hoje, os encontros ocorrem predominantemente no Edfifício Pernambuco.

Financiado pelo Funcultura, o projeto Risco! Atelier Aberto contemplará ainda outras quatro oficinas, ministradas pelos artistas Nathália Queiroz, Heitor Dutra, Demétrio Albuquerque e Valéria Rey Soto.

< voltar para home