Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Grupo São Gens de Teatro circula com novo espetáculo por BA, RJ, SP e PE

Para comemorar seus 13 anos de existência, o Grupo São Gens de Teatro preparou uma série de novidades para 2022. A primeira delas é a circulação nacional do novo espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” que, ao longo do mês de março e abril, passará pela Bahia (Sesc Pelourinho), Rio de Janeiro (Complexo da Maré), São Paulo (Teatro Flávio Império) e Pernambuco – Recife (Teatro Hermilo Borba Filho) e Serra Talhada (Museu do Cangaço).

Fruto da pesquisa “POÉTICà MARGEM”, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, a montagem tem como espaço cênico e conceitual o universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas. A dramaturgia foi criada a partir da vivência do dramaturgo Anderson Leite na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina (Recife/PE), local onde o autor e sua família encontram a subsistência de sua rede familiar, através da pesca artesanal de marisco e sururu.

Segundo Leite, o espetáculo “busca exaltar os sabores e insumos da margem, a poética exposta em seus rostos, o embalo de seus ritmos, a crueza de suas realidades e a potente resiliência dos seus corpos. Queremos exaltar o funk num corpo negro e ir, de passinho em passinho, tateando os códigos periféricos que nos atravessam desde berço”.

A peça coloca em evidência o espaço urbano da cidade do Recife e sua relação com as margens, e visa discutir os problemas inerentes ao fluxo contínuo de uma favela, revelando suas poeticidades e mazelas cotidianas. “A beira da maré é o elemento central da montagem, aonde, através do ir e vir de suas águas, são descortinados os estereótipos e é revelado um conjunto de indivíduos resilientes que, mesmo sendo excluídos pelo sistema, se ajudam, se cuidam; criando uma rede humanitária”, diz Leite.

LANÇAMENTO - Além do espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, o Grupo São Gens de Teatro lança, no mês de maio, a “Revista POÉTICà MARGEM”. Outro desdobramento da pesquisa financiada pelo Funcultura, a publicação contará com tiragem de 500 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Haverá ainda uma versão digital do material para ser compartilhado livremente na web.

A revista trará os dados e conceitos por trás da investigação cênica, um breve passeio pela história do grupo e um mapeamento de alguns artistas que desenvolvem seus processos artísticos a partir das relações periférico-marginais.

Serviço

Dia 14/3
Salvador – Sesc Pelourinho (Salvador), às 19h

Dia 18/3
Rio de Janeiro – Complexo da Maré, às 19h

Dias 19/3 e 20/3
São Paulo – Teatro Flávio Império (Penha), sábado, às 20h; domingo, às 18h

Dia 24/3
Serra Talhada – Museu do Cangaço, às 20h

Dias 29/4 e 30/4
Recife – Teatro Hermilo Borba Filho, às 20h

< voltar para home