Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

História de Camaragibe é contada em espetáculo de teatro de rua

‘Uma Jornada na Terra de Camarás’, dirigido pela atriz Elis Galvão, será apresentado de forma gratuita em seis praças e ruas da cidade até o dia 2 de junho

Divulgação

Divulgação

“Uma Jornada na Terra de Camarás” reúne uma extensa pesquisa sobre a cultura camará, termo tupi que deu nome à cidade

Com a proposta de resgatar e levar às novas gerações a história de Camaragibe, município que tem apenas 34 anos de emancipação política, a Liga Empreendimento Criativo realiza até o próximo dia 2 de junho uma circulação gratuita do espetáculo Uma Jornada na terra de Camarás. Dirigido por Anderson Abreu, a peça será apresentada em seis praças e ruas da cidade, sempre nas terças e sextas-feiras. A próxima parada será nesta sexta (19), às 16h, na Rua Fernando Santa Cruz de Menezes, no bairro Alberto Maia.

Uma Jornada na terra de Camarás narra as aventuras de Maria Joaquina e Cristiano Ronaldo que ao se perderem em sua embarcação acabam aportando na cidade de Camaragibe e começam a desbravar sobre a história, curiosidades, encantos e desafios da cidade. A produção é de Eliz Galvão e o elenco é formado pelos atores André Ramos, Múcio Eduardo e Sarah Coimbra.

A montagem, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, reúne uma extensa pesquisa sobre a cultura camará, termo tupi que descreve uma espécie de planta e que deu nome à cidade. A ideia do espetáculo, com forte apelo ambiental para um público infanto-juvenil, surgiu como forma de comemorar os 30 anos do município, completados em 2012.

Divulgação

Divulgação

A próxima apresentação do espetáculo será nesta sexta (19), na Rua Fernando Santa Cruz de Menezes (próximo ao Bar do Caranguejo, em Alberto Maia)

“Camaragibe é um município emancipado há pouco tempo, porém com uma história riquíssima e pouco difundida, pesquisada e estudada. Percebi que a grande maioria dos moradores não conhecia a sua história, porque isso não é assunto discutido em sala de aula como deveria” explica Eliz Galvão. Ao longo da peça serão narrados fatos históricos pelos quais passou a cidade, como o período da colonização, os grandes engenhos, o auge da cana de açúcar e a implantação da vila operária mais antiga da América Latina, a Vila da Fábrica.

O projeto também contará com a realização da oficina de jogos teatrais e de contação de histórias sobre os patrimônios de Camaragibe que acontecerá em escolas públicas do Município. Os educadores e gestores das organizações comunitárias e escolas públicas receberão também apostilas com jogos teatrais e de contos voltados à difusão e à reflexão sobre cuidados, consciência de pertencimento dos patrimônios materiais e imateriais do município. O material foi criado pela arte-educadora e pesquisadora Cláudia Alves, com base nos conceitos de arte-educação.

Serviço
Temporada no espetáculo ‘Uma Jornada na Terra de Camarás’
Sexta (19/05) | 16h
Rua Fernando Santa Cruz de Menezes (próximo ao Bar do Caranguejo, em Alberto Maia)
Gratuito

Agenda de apresentações:

Sexta (19/05) | 16h
Rua Fernando Santa Cruz de Menezes (próximo ao Bar do Caranguejo, em Alberto Maia)

Terça (23/05) | 16h
Escola Municipal Marcelo José (Rua Tenente Arnaldo, Alto Santo Antônio)

Sexta (26/05) | 16h
Praça do Loteamento São Pedro

Terça (30/05) | 16h
Praça do Polo de Vera Cruz (em frente à Escola M. São José)

Sexta (02/06) | 16h
Rua Ana Lúcia (próximo à Igreja Presbiteriana de Tabatinga)

Agenda das Oficinas de Jogos Teatrais e de Contação de Histórias sobre os patrimônios de Camaragibe

Quarta (17/05) e sexta (19/05) | 8h às 11h
Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Alberto Maia

Segunda (22/05) e quarta (24/05) | 8h às 11h
Escola Municipal Marcelo José, no Alto Santo Antônio

Quinta (25/05) e sexta (26/05) | 8h às 11h
Escola Municipal Paulo Freire, no Loteamento São Pedro

Segunda (29/05) e quarta (31/05) | 8h às 11h
Escola Municipal São José, em Vera Cruz

Quinta (1º/06) e sexta (2/06) | 14 às 17 horas
Escola Municipal Antônio Luiz de Souza (Tabatinga)

< voltar para home