História de Camaragibe é contada em espetáculo de teatro de rua
‘Uma Jornada na Terra de Camarás’, dirigido pela atriz Elis Galvão, será apresentado de forma gratuita em seis praças e ruas da cidade até o dia 2 de junho
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura
Divulgação

“Uma Jornada na Terra de Camarás” reúne uma extensa pesquisa sobre a cultura camará, termo tupi que deu nome à cidade
Com a proposta de resgatar e levar às novas gerações a história de Camaragibe, município que tem apenas 34 anos de emancipação política, a Liga Empreendimento Criativo realiza até o próximo dia 2 de junho uma circulação gratuita do espetáculo Uma Jornada na terra de Camarás. Dirigido por Anderson Abreu, a peça será apresentada em seis praças e ruas da cidade, sempre nas terças e sextas-feiras. A próxima parada será nesta sexta (19), às 16h, na Rua Fernando Santa Cruz de Menezes, no bairro Alberto Maia.
Uma Jornada na terra de Camarás narra as aventuras de Maria Joaquina e Cristiano Ronaldo que ao se perderem em sua embarcação acabam aportando na cidade de Camaragibe e começam a desbravar sobre a história, curiosidades, encantos e desafios da cidade. A produção é de Eliz Galvão e o elenco é formado pelos atores André Ramos, Múcio Eduardo e Sarah Coimbra.
A montagem, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, reúne uma extensa pesquisa sobre a cultura camará, termo tupi que descreve uma espécie de planta e que deu nome à cidade. A ideia do espetáculo, com forte apelo ambiental para um público infanto-juvenil, surgiu como forma de comemorar os 30 anos do município, completados em 2012.
Divulgação

A próxima apresentação do espetáculo será nesta sexta (19), na Rua Fernando Santa Cruz de Menezes (próximo ao Bar do Caranguejo, em Alberto Maia)
“Camaragibe é um município emancipado há pouco tempo, porém com uma história riquíssima e pouco difundida, pesquisada e estudada. Percebi que a grande maioria dos moradores não conhecia a sua história, porque isso não é assunto discutido em sala de aula como deveria” explica Eliz Galvão. Ao longo da peça serão narrados fatos históricos pelos quais passou a cidade, como o período da colonização, os grandes engenhos, o auge da cana de açúcar e a implantação da vila operária mais antiga da América Latina, a Vila da Fábrica.
O projeto também contará com a realização da oficina de jogos teatrais e de contação de histórias sobre os patrimônios de Camaragibe que acontecerá em escolas públicas do Município. Os educadores e gestores das organizações comunitárias e escolas públicas receberão também apostilas com jogos teatrais e de contos voltados à difusão e à reflexão sobre cuidados, consciência de pertencimento dos patrimônios materiais e imateriais do município. O material foi criado pela arte-educadora e pesquisadora Cláudia Alves, com base nos conceitos de arte-educação.
Serviço
Temporada no espetáculo ‘Uma Jornada na Terra de Camarás’
Sexta (19/05) | 16h
Rua Fernando Santa Cruz de Menezes (próximo ao Bar do Caranguejo, em Alberto Maia)
Gratuito
Agenda de apresentações:
Sexta (19/05) | 16h
Rua Fernando Santa Cruz de Menezes (próximo ao Bar do Caranguejo, em Alberto Maia)
Terça (23/05) | 16h
Escola Municipal Marcelo José (Rua Tenente Arnaldo, Alto Santo Antônio)
Sexta (26/05) | 16h
Praça do Loteamento São Pedro
Terça (30/05) | 16h
Praça do Polo de Vera Cruz (em frente à Escola M. São José)
Sexta (02/06) | 16h
Rua Ana Lúcia (próximo à Igreja Presbiteriana de Tabatinga)
Agenda das Oficinas de Jogos Teatrais e de Contação de Histórias sobre os patrimônios de Camaragibe
Quarta (17/05) e sexta (19/05) | 8h às 11h
Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Alberto Maia
Segunda (22/05) e quarta (24/05) | 8h às 11h
Escola Municipal Marcelo José, no Alto Santo Antônio
Quinta (25/05) e sexta (26/05) | 8h às 11h
Escola Municipal Paulo Freire, no Loteamento São Pedro
Segunda (29/05) e quarta (31/05) | 8h às 11h
Escola Municipal São José, em Vera Cruz
Quinta (1º/06) e sexta (2/06) | 14 às 17 horas
Escola Municipal Antônio Luiz de Souza (Tabatinga)