Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

HQs são lançadas pelo projeto Deleitura em Goiana e no Recife

O curso de produção de história em quadrinhos contou com 50 alunos. Resultados serão exibidos nos dias 06 e 11 de julho.

Deleitura/Divulgação

As duas turmas do “curso Deleitura: de quadro a quadro” vão apresentar seus resultados reunidos em fanzines. Os lançamentos acontecem neste domingo (06), em Goiana, e no dia 11 de julho, no Recife. Para o lançamento em Goiana, os alunos irão expor os originais em um varal e em uma mesa serão expostas as publicações finais. Haverá ainda uma banca para venda de publicações de fanzineiros do município e da editora Livrinho de Papel Finíssimo. Os autores estarão autografando e recebendo o público, junto com a equipe de educadores. No Recife, haverá lançamento do fanzine “Sótão HQ” e exposição dos originais, ainda em formato indeterminado.

O curso Deleitura foi criado pela Livrinho de Papel Finíssimo em parceria com a Fabrica-si e  o Núcelo de produção Engenho Digital, com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura (Funcultura) e apoio do MAMAM e Sesc Ler Goiana. Confira outras notícias sobre projetos com incentivo do Funcultura aqui: http://www.cultura.pe.gov.br/funcultura/

Deleitura/Divulgação

A formação foi dividida em quatro módulos – Concepção e Roteiro, Ilustração, Arte-Finalização e Publicação -, ministrados por Rodrigo Acioli, Tiago Acioli, Camilo Maia e Sabrina Carvalho, respectivamente. Ao longo dos encontros, cada participante desenvolveu a sua história desde a concepção do roteiro até o pensamento sobre a divulgação e distribuição dos livretos.  De acordo com os educadores, o curso se mostrou como um experimento metodológico de ensino-aprendizagem e o objetivo principal de propiciar autonomia a quem produz quadrinhos foi alcançado. No processo, a mesma história pensada no primeiro módulo foi sendo trabalhada em camadas de diversas naturezas. Quem quiser conhecer melhor as etapas do curso pode ler textos sobre cada módulo no site deleitura.com.

O acesso às atividades e material necessário foi totalmente gratuito. As 50 vagas oferecidas foram disputadas por 133 candidatos que enviaram textos sobre seu envolvimento com as HQs e sua expectativa com relação ao curso para a seleção. As aulas aconteceram no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Recife) e no Sesc Ler Goiana.

OS EDUCADORES
Sabrina Carvalho é produtora e editora de livros, participa da Livrinho de Papel Finíssimo  também como educadora, coordenadora editorial, assistente de diagramação, produtora gráfica e montadora de livros desde 2007.

Camilo Maia é designer gráfico formado pela UFPE e fanzineiro de longa data, também atua como professor de oficina de fanzine já há quase 15 anos. Nos últimos anos, tem desenhado, projetado e diagramado para livros e quadrinhos diversos através do coletivo editorial Livrinho de Papel Finíssimo.

Tiago Acioli tem desenvolvido atividades na área de mediação pedagógica em museus, psicologia educacional infantil e como professor de artes plásticas em escolas municipais da cidade do Recife. Se envolveu com a linguagem dos quadrinhos, elaborando projetos culturais na área de HQs autorais, tais como “A Morte e a Morte de Frei Caneca” e “O Carapuceiro” (no prelo) e ministrou a oficina de quadrinhos: “Convite Aos Quadrinhos”  (Escola Municipal João Pernambuco, 2013).

Rodrigo Acioli é historiador, escritor e roteirista de quadrinhos. Integrante da Livrinho de Papel Finíssimo Editora e do coletivo de artes plásticas, gráficas e literárias Fabrica-Si: artes delírios. Foi roteirista da novela gráfica “A Morte e a morte de Frei Caneca” e escritor e editor do livro “Histórias Sujas e Mal Acabadas do Rock’n’Roll”.

SERVIÇO
Eventos de culminância do curso Deleitura : de quadro a quadro
Goiana
Sesc Ler Goiana
Lançamento do fanzine Zona HQ
06 de julho (domingo) a partir das 16h.
Recife
MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Lançamento do fanzine Sótão HQ
11 de julho (sexta-feira) a partir das 19h.

< voltar para home