Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Igrejas do Recife agora podem ser acessadas através de site

Com incentivo do Funcultura, o projeto Acesse Igrejas contempla equipamentos arquitetônicos tombados da capital pernambucana

André Martins/Divulgação

André Martins/Divulgação

15 igrejas do Recife foram contempladas nesta primeira fase do Acesse Igrejas

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o arquiteto e fotógrafo André Martins lança nesta semana o site Acesse Igrejas, que, com imagens e informações de 15 igrejas do Recife, tem o objetivo de valorizar o patrimônio arquitetônico histórico e a pesquisa através da internet.

O site, que tem o compromisso com a arquitetura e patrimônio, além de fotografias, conta com informações das construções históricas e seus elementos. As igrejas guardam histórias e estilos artísticos, como o Barroco e arte sacra. Ao todo, o Iphan tem 63 patrimônios tombados no Estado de Pernambuco. O projeto foi realizado através de um trabalho de pesquisa intenso. “Tive a acesso a documentos, plantas, projetos feitos a mão em 1942, projetos com mais de 60 anos”, destaca André Martins.

Com mais de duas mil fotografias capturadas durante todo o processo, o Acesse Igrejas documenta esses ambientes arquitetônicos. Com relação ao conteúdo fotográfico, o recorte padrão são as fachadas, naves (o saguão principal das igrejas), altares, coros, além das obras de artes. Durante o processo de captação de imagens, André precisou lidar com restrições. “Em Algumas igrejas existem proibições do uso do flash por conta da preservação das obras, pois causam danos, além de restrições de acesso por conta de riscos de desabamento ou obras”, conta o idealizador da inicuaruca. Com relação às informações, a fonte de pesquisa é do Iphan.

Através de imagens e da informação é possível explorar o universo das igrejas presentes na cidade do Recife e estimular o espectador/usuário a visitação do patrimônio. A proposta do site é alcançar estudantes de arquitetura, história, arqueologia, profissionais das áreas citadas, professores, pessoas interessadas em arte sacra e curiosos. O site conta também com um glossário dos elementos arquitetônicos das igrejas. Centralizar as informações estimula também um aquecimento do setor de turismo e lazer, enriquecendo a história local do Recife e divulgando ainda mais os pontos turísticos da cidade.

“Quando se conhece a história do monumento, do patrimônio, geralmente as pessoas dão mais valor, elas entendem a importância do equipamento para a cidade. A falta de informação a respeito acarreta a desvalorização destas construções históricas e seus elementos, comprometendo a guarda e preservação do patrimônio. Através do site, o recifense vai poder experimentar o sentimento de pertencimento do patrimônio histórico da cidade e da valorização. O acesso ao material fotográfico está disponível de certa forma como domínio público, então o Iphan, a Arquidiocese, a Prefeitura do Recife ou entidades podem fazer uso”, explica André.

O site inicialmente contempla os templos religiosos: Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares; Igreja São José do Ribamar; Igreja Nossa Senhora do Terço; Igreja Divino Espirito Santo; Igreja Nossa Senhora do Pilar; Igreja e Convento de Santo Antônio; Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; Convento e Basílica Nossa Senhora do Carmo; Igreja Nossa Senhora da Conceição (Jaqueira); Terceira Ordem da Igreja de Santa Teresa do Menino Jesus; Igreja Matriz de Santo Antônio; Capela da Ordem Terceira de São Francisco; Igreja de São Pedro; Igreja Madre de Deus e Igreja Nossa Senhora da Boa Vista (Santíssimo Sacramento), mas tem a proposta de se estender às igrejas da Região Metropolitana e de outras cidades.

Divulgação

Divulgação

André Martins é o idealizador do site

Sobre André Martins
André Martins é arquiteto e urbanista, fotógrafo e designer. Com mais de 7 anos de experiência na área de comunicação empresarial pela Petrobras, foi responsável pela composição do banco de imagens do empreendimento, realizou a catalogação de mais de 22 mil imagens, fiscalizou e elaborou contratos de fotografia e filmagem e outros processos de comunicação corporativa entre os anos de 2008 e 2016. Como fotógrafo, já superou a marca de 200 mil cliques, com destaque na atuação em fotografia arquitetônica, industrial e construção. Conquistou premiações na SBBA (Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro) e Internacionais (MONOCHROME AWARDS, premio internacional de fotografia monocromática, Inglaterra – 2016), já participou de exposições fotográficas individuais e coletivas. Possui e desenvolve projetos autorais no campo da fotografia e audiovisual. Atualmente, além dos projetos, trabalha na área educacional, como instrutor do curso técnico Rádio TV no SENAC. Faz uso da sua experiência em comunicação empresarial para assessoria na área de branding e mídias sociais na Região Metropolitana do Recife.

< voltar para home