Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Imersão Criativa oferece curso de aperfeiçoamento para ilustradores no Recife

Projeto conta com incentivo do Funcultura e as aulas começam no dia 28 de agosto

Voltado especialmente para ilustradores com atuação no estado de Pernambuco, o projeto Imersão Criativa é um aprofundamento teórico-prático na arte de ilustrar. O curso, dividido em quatro módulos, vai acontecer entre os meses de agosto e outubro no Museu do Homem do Nordeste (Recife). As inscrições estão abertas até o dia 19 de junho, são gratuitas e os interessados devem mandar cinco imagens representativas do seu trabalho em baixa resolução, carta de intenção e breve currículo para o e-mail: imersaocriativa@gmail.com. A lista dos selecionados será divulgada 24 de julho. O projeto foi idealizado pela ilustradora Joana Velozo e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

O curso Imersão Criativa pretende dar visibilidade a esse nó da teia produtiva da cultura no estado, ao mesmo tempo em que visa preencher lacunas de formação num lugar onde não há escolas formais para essa aprendizagem, conectar profissionais locais entre si e criar uma interface entre eles e ilustradores com ampla experiência e reconhecimento pelo mercado editorial. Como consequência dessas interações, trocas e experimentos, o projeto pretende também incentivar e fortalecer o setor em nível local.

Joana Velozo reconhece a importância de iniciativas colaborativas de formação existentes no Recife e ressalta a necessidade crescente de espaços voltados para “oxigenar a vida de quem já está trabalhando”. A ilustradora responsável pela elaboração do projeto acrescenta: “Acho que a energia criativa precisa estar em movimento, se reinventar, criar novas conexões, novos começos. O curso Imersão Criativa foi pensado como uma ferramenta de aprofundamento e sedimentação, em diálogo com demandas reais de aprendizagem apontadas por profissionais em atuação no Estado”.

O curso tem início com o panorama traçado por Renato Alarcão acerca da Ilustração Contemporânea, seguido por práticas de aprofundamento no processo criativo e ampliação de recursos com Diego Mallo, a oficina de aquarela aplicada à ilustração de livros por Mateus Rios, encerrando-se com experimentos de combinação de diversas técnicas visando o encontro de uma voz própria, orientados por Anabella López.

Professores:

Renato Alarcão (RJ) | Formado em Design Gráfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com mestrado na SVA. Professor de teoria e prática da ilustração através de técnicas diversas, entre elas pintura em acrílica e aquarela. Tem ilustrações publicadas em diversas editoras brasileiras e estrangeiras, bem como no The New York Times e Le Monde Diplomatique. Ministra cursos em seu ateliê no Rio de Janeiro e em projetos em todo o país. renatoalarcao.com.br
thumbnail_Renato Alarcao

Diego Mallo (Espanha) | Espanhol, formado em Belas Artes pela UB – Universidade de Barcelona – com extensão no Reino Unido. Artista visual e ilustrador; trabalha em editorial, imprensa, publicidade e ilustração infantil. Entre seus clientes estão Penguin Random House, Die Zeit, Planeta, Unicef, McGraw-Hill, Hachette Filipacchi, Vice, Ediciones Glénat, Continental Animación. Em 2014 recebeu destaque na 3×3 Illustration Directory, NY. Ministra cursos de ilustração, desenho e criatividade em diversos centros de formação artística em Barcelona. www.diegomallo.com, www.diegomallo.es.
Diego Mallo (1)

Mateus Rios (RJ) | Carioca, formado em Imagem e Som pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Mateus é um exemplo de ilustrador brasileiro autodidata: fez cursos diversos, entre eles o curso “Diário Gráfico” com Renato Alarcão e workshops com Rebeca Luciani e Javier Zabala em São Paulo. Como ilustrador, foi selecionado para o catálogo da Bienal Internacional de Bratislava, recebeu por duas vezes o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e foi vencedor do Prêmio Jabuti de Ilustração, entre outros. mateusrios.blogspot.com.br

thumbnail_Mateus Rios

Anabella López (Argentina/PE) Argentina, formada em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires. Estudou e foi professora da antiga Escuela Sotano Blanco, atual Pasage. Atualmente residente em Porto de Galinhas, ministrou oficinas e realizou exposição na Casa do Cachorro Preto em Olinda e também em Salvador. Participou da exposição coletiva de ilustração “Ilustradores pela Palestina” na Bahia e teve ilustrações selecionadas para o catálogo “Le Immagini dela Fantasia”, importante publicação da escola de ilustração de Sarmede, Itália. anabellalopez.com
thumbnail_Anabella Lopez

SERVIÇO:
Imersão Criativa: um aprofundamento teórico-prático na arte de ilustrar
Local: Museu do Homem do Nordeste
Horário: 14 às 18h
Inscrições até 19 de junho
E-mail: imersaocriativa@gmail.com.
Divulgação dos selecionados – 24 de julho
Início das aulas – 28 de agosto

< voltar para home