Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Incentivado pelo Funcultura, projeto restaura obras do acervo do IAHGP

O Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), em parceria com a Arte sobre Arte Restauro, deu início a um projeto que vai conservar, restaurar, divulgar e dar acesso a 22 obras iconográficas que registram a presença dos holandeses em Pernambuco entre os séculos XVII e XIX. A iniciativa tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Ao todo, serão trabalhadas 22 peças, sendo 17 litogravuras, três pinturas a óleo, uma aquarela e um álbum. “Essas obras fazem parte do Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco. Porém, estão dispostas em diferentes salas da instituição. O nosso objetivo é conservar e restaurar este material que tem sofrido com o ataque de fungos e outras marcas do tempo para que prossiga sendo apreciado pelas futuras gerações”, comenta Débora Mendes, técnica em restauro e coordenadora do projeto.

De acordo com ela, o trabalho inclui a troca da moldura de algumas obras, de modo a uniformizar sua exposição. “São mapas e desenhos emoldurados de diferentes formas ao longo dos anos, facilitando até mesmo a ação de insetos que corroem o papel ou a madeira. Depois de conservar e restaurar, nós iremos fazer colocar estas peças numa nova e adequada moldura”, conta.

O trabalho de preservação das obras deve durar sete meses e vai acontecer dentro do próprio IAHGP. Por isso, uma das salas do Instituto está sendo adaptada para receber um laboratório de restauro. O passo a passo deste processo pode ser acompanhado no perfil do projeto no Instagram, o Paisagens PE Séc. XVII ao XIX (@paisagens.pe2021).

< voltar para home