Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para a mostra cinematográfica “Às Escuras”

Realizadores de curtas e longas-metragens com ênfase no universo erótico podem eviar seus filmes até 20 de dezembro. Mostra nacional conta com incentivo do Funcultura.

A primeira edição da mostra nacional de filmes “Às Escuras” está com inscrições abertas, recebendo até o dia 20 de dezembro curtas e longas-metragens que provoquem discussões e questionamentos sobre o corpo, as relações e a sexualidade humana.  O evento, confirmado para março de 2016, no Cinema do Museu (Recife), conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Toda a programação será disponibilizada com recursos de acessibilidade comunicacional por meio dos recursos de audiodescrição, Libras e legendagem descritiva, oportunizando que pessoas com deficiência visual e auditiva possam apreciar as produções audiovisuais. Não é pré-requisito para inscrição que os filmes já estejam em formato acessível. As obras que não possuírem tais recursos e que forem selecionadas para compor a programação do evento receberão os recursos pela produção do evento.

divulgação

divulgação

Mostra será inteiramente acessível ao público com deficiência

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Andreza Nóbrega, “a ideia de realizar uma mostra com ênfase no universo erótico surgiu de uma demanda gerada pelo próprio público-alvo da audiodescrição, que constantemente me questionava onde e como poderia acessar esse tipo de obra. A vontade deles é a minha motivação para tornar realidade esse querer, sem censura. Daí surgiu o projeto Às Escuras”.

A boa fase do cinema no país junto com a intrínseca necessidade das obras audiovisuais de atingirem o máximo de espectadores em salas de exibição, impulsiona ainda mais a razão da acessibilidade na programação de filmes da mostra. Assim, também os espectadores com deficiência visual e auditiva estarão incluídos no evento, que terá, além das sessões de filmes, um eixo formativo com oficinas e debates após as exibições.

Para a curadora da Mostra, Sara Benvenuto (CE), “Às Escuras é uma mostra de filmes que abordará o tema do erotismo. O propósito é provocar questionamentos sobre o corpo, relacionamentos, identidade sexual e tantas outras infinitas possibilidades que a sexualidade/sensualidade e experimentação podem trazer aos seres sexuais. Além de tudo, essa apropriação poderá confrontar velhos paradigmas e estabelecer novas e bem-vindas discussões sobre arcaicas normas sociais”, disse.

Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas na Página oficial do evento no facebook.

< voltar para home