Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para as oficinas da 3ª Mostra Pajeú de Cinema

Edição, som, produção e crítica para cinema sãos os temas dos minicursos

Estão abertas as inscrições para as oficinas da 3ª Mostra Pajeú de Cinema, que serão realizadas entre os dias 8 e 13 de maio, na semana que antecede a evento sediado em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Serão quatro minicursos: captação de som com o especialista Nicolau Domingues; edição com André Hora - diretor, fotógrafo e montador; produção com Kika Latache - produtora executiva; e crítica de cinema com André Dib - pesquisador, crítico de cinema e jornalista. Interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site.

Oficineiros da mostra pajeú de cinema

De acordo com a diretora de produção e coordenadora de formação da 3ª MPC, Bruna Tavares, a proposta das oficinas é investir e propagar a atividade audiovisual no Sertão do Pajeú. “Pensamos nas demandas da região. A ideia é proporcionar a capacitação para a realização de filmes utilizando mão de obra local, formando profissionais para o audiovisual no Pajeú, além de estimular a reflexão e escrita sobre os filmes através da Oficina de Crítica”, explica Bruna.

A 3ª Mostra Pajeú de Cinema acontece de 14 a 20 de maio, é organizada pela Pajeú Filmes, conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura e ainda com o apoio da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Vilarejo Filmes, Rádio Pajeú AM e Movimento #CineRuaPE.

Informações sobre as oficinas: 

Oficina de produção com Kika Latache: Como inscrever projetos no Funcultura Audiovisual

8 e 9 de maio de 2017, das 7h às 12h e das 13h às 18h

A oficina tem como objetivo tornar os participantes familiarizados com o Edital do Funcultura do Audiovisual, para que possam ter autonomia de inscrever seus próprios projetos com qualidade técnica. Dicas serão compartilhadas e dúvidas esclarecidas. Para otimizar o tempo e focar nas dúvidas concretas é importante que os participantes leiam previamente o edital de 2017. A oficina não terá foco em uma categoria específica.

Oficina de crítica Cinematográfica com André Dib:

8 e 9 de maio de 2017, das 19h às 22h

A oficina tem como objetivo a introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. Para tanto, a partir de exibições de obras e leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais onde os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula.

Oficina de edição com André Hora: Introdução à Edição Audiovisual

10 e 11 de maio de 2017, das 7h às 12h e das 13h às 18h

A oficina de edição audiovisual vai abordar processos de montagem de documentários, introduzindo técnicas e ferramentas de edição e estimulando a discussão na aplicação de diferentes linguagens de montagem. O foco será para filmes curtos com até 10 minutos de duração.

Oficina de som com Nicolau Domingues: O Som no audiovisual

12 e 13 de maio de 2017, das 7h às 12h e das 13h às 18h

A oficina tem como objetivo explorar o universo da produção de som no audiovisual englobando principalmente as possibilidades que equipamentos de som direto de baixo custo podem oferecer. Independente do equipamento utilizado, o fator diferencial durante o trabalho é o profissional, seu conhecimento técnico e sua percepção sonora. O foco é em como utilizar este mecanismo a favor do trabalho vencendo os desafios que a falta de estrutura pode trazer. Serão abordadas técnicas para utilização de equipamentos portáteis bem como técnicas de como produzir acessórios em casa.

< voltar para home