Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para as oficinas do II Festival Internacional de Cinema Universitário

Capacitações do MOV II serão em Montagem de Filme-Ensaio e Iniciação à Pós-Produção de Som

O público interessado em aprimorar conhecimentos nas áreas de montagem e som para o cinema pode se inscrever até 11 de dezembro em duas oficinas gratuitas que serão ofertadas pelo MOV II Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco. Os cursos de Montagem de Filme-Ensaio e Iniciação à Pós-Produção de Som vão acontecer entre os dias 16 a 18 deste mês, no PortoMídia, no Bairro do Recife.

Ana Lu/Divulgação

Ana Lu/Divulgação

Oficinas vão acontecer no PortoMídia

A segunda edição do festival, que vai ocupar o Cinema São Luiz entre os dias 16 e 19 de dezembro, é uma realização da Ponte e vini-v, e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

São 12 vagas para cada curso. Os interessados devem enviar currículo e texto de um parágrafo dizendo sua motivação para fazer a oficina para o e-mail movfilmfestival@gmail.com (colocar o nome da oficina no assunto do e-mail).

SAIBA MAIS:

Oficina de Montagem de Filme-Ensaio | com Sabrina Tenório Luna
16 a 18 de dezembro | 9h – 12h (no primeiro dia começa às 8h) | Portomídia

Sobre a facilitadora: Sabrina Tenório Luna é doutora em comunicação pela UFPE, produtora, pesquisadora e professora universitária. A sua pesquisa de doutorado foi sobre filmes em found footage, regime estético que se caracteriza pela realização fílmica com imagens preexistentes. Parte da sua pesquisa de doutorado foi realizada na Freie Universität Berlin, onde ministrou uma disciplina sobre found footage junto ao Prof. Dr. Thomas Morsch. Foi produtora do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife nos anos de 2011, 2012 e 2015, além de ter trabalhado em 2014 no festival Curta Brasília e em 2011 como produtora de distribuição do filme Pacific, de Marcelo Pedroso.

Sobre a oficina: Montagem de Filme-Ensaio pretende ensinar técnicas de realização fílmica a partir de materiais preexistentes. O objetivo é oferecer uma base teórica e prática acerca desse processo, tendo como fonte de investigação para fornecimento de material bibliotecas de imagem disponíveis na internet. Direitos de imagem e possibilidades de uso serão explanados e ofereceremos também exemplos de filmes e projetos artísticos que foram realizados através do uso de materiais disponíveis em repositórios digitais. Os exemplos visam inspirar os alunos artisticamente a desenvolverem filmes em curta-metragem de baixo custo.

Oficina de Iniciação à Pós-Produção de Som | com Nicolau Domingues
16 a 18 de dezembro | 14h – 17h (no primeiro dia começa às 13h) | Portomídia

Sobre o facilitador: Nicolau Domingues atua na área de som para audiovisual há 6 anos. Possui experiência na área de som direto, edição de som e mixagem para filmes e produtos audiovisuais (TV e vídeo). No cinema, trabalhou no som de diversos curtas-metragem, como “Em Trânsito” e “Urbanos”, e dos longas “Sete Corações” e “Eles Voltam”. Na lista de projetos recentes que assinou, estão a série de TV “Fãtásticos”, ainda em produção, e o longa recém-finalizado “Ramo”.

Sobre a oficina: Iniciação à Pós-Produção de Som abordará os fundamentos principais do software Pro Tools, usado na indústria audiovisual no mundo todo. Serão utilizadas técnicas que vão desde a preparação da sessão de edição a princípios de mixagem 5.1 surround.

< voltar para home