Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para curso de curadoria fotográfica

Capacitação é realizada pelo espaço 3emeio com incentivo do Funcultura.

O espaço 3emeio está com inscrições abertas para o curso de curadoria de fotografia “Novos critérios para um discurso atual”. O curso é dividido em dois módulos, o primeiro – “Projeto de curadoria e curadoria como projeto” – será ministrado pela pesquisadora e curadora Ana Maria Maia, e o segundo – “Publicações fotográficas – Do conceito a prática” – será comandado pela fotógrafa Cecília Urioste. Cada módulo terá 30 horas aulas. O curso dispõe de 20 vagas e será oferecido gratuitamente. A formação tem incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco. As aulas serão realizadas no endereço Rua Desembargador Edmundo Jordão, 262, Tamarineira, no Recife.

Para concorrer a uma vaga é preciso enviar o portfólio e/ou currículo para o email contato@3emeio.com.br até o dia 10 de março. O material enviado será analisado e os selecionados participarão do curso gratuitamente.

O curso abordará o repertório teórico e historiográfico com exercícios de leitura, concepção e problematização de projetos de curadoria em arte contemporânea e questões teóricas e práticas da publicação fotográfica independente, com a  confecção de uma publicação virtual. Os encontros do primeiro módulo serão de 17 a 21 de março, e de 05 a 09 de maio, das 09 às 12h. A segunda etapa será realizada nos dias 24 e 26 de março, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de abril, 12 e 14 de maio, das 09 às 12h. Confira o conteúdo dos módulos AQUI.

Ana Maria irá ministrar o módulo “Projeto de curadoria e curadoria como projeto”

FACILITADORAS

Ana Maria Maia é pesquisadora e curadora de arte contemporânea, nascida no Recife e radicada desde 2009 em São Paulo. Faz doutorado em Teoria e Crítica de Arte na Universidade de São Paulo e ensina na Escola Panamericana. Foi curadora adjunta do 33º Panorama de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013) e curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2011-2). Organizou os livros Flávio de Carvalho(Série Encontros, Editora Azougue, 2015) e Sobre artistas como intelectuais públicos (Casa Tomada, 2012).

Cecilia Urioste irá abordar como elaborar uma publicação de fotografia.

Cecilia Urioste, Recife, PE, 1980, possui Master em fotografia artística na EFTI – Madrid, graduação em Desenho Industrial na UFPE e atua como fotógrafa desde 2007. Participou do grupo de estudo Fotografia Autoral do MAM com Marcelo Greco 2008 e do grupo de estudo Ensaio Fotográfico com Eder Chiodetto até 2012. Atualmente trabalha com tratamento de imagens comerciais e autorais, com ênfase na impressão fine art no espaço ¨CM – IMPRESSÕES ESPECIAIS¨.Participou de publicações como a UNArevista e a Fanzine Amarello pelo selo Prólogo. Além de exposições coletivas como: Arquivo Criativo 2010 a leitura de portfolio do SP Photo Fest 2009, Na Casa 2 – Paraty 2009, Fonlad Digital Art Festival – Portugal 2007, 2009, 2010 e Photo España, exposição coletiva de finalização do Master EFTI, Espanha 2007.

Curso de curadoria de fotografia “Novos critérios para um discurso atual”. 
Inscrições até 10 de março: candidatos devem enviar o portfólio e/ou currículo para o email contato@3emeio.com.br
Informações:  (81) 9992-9558
Site: http://www.3emeio.com.br/

< voltar para home