Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para o 4º Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco

Evento acontece de 02 a 05 de maio no Recife e conta com incentivo do Governo de Pernambuco

Com o objetivo de provocar reflexões e sensibilizar o público geral sobre temas como acessibilidade e inclusão, acontece no próximo mês de maio, no Recife, o 4º Encontro Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco.  Palestras, oficinas, mesas de debates, apresentações artísticas e LAB de artista (espaço para compartilhamento de processos e experimentações de artistas com e sem deficiência) compõem o evento, que este ano traz o tema “Pulsações para a cena e em cena”. O Encontro, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e apoio do Sesc, será realizado de 02 a 05 de maio, no Sesc de Santo Amaro. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário disponível no site da VouVer Acessibilidade.

Pri Buhr

Pri Buhr

Estratégias para ampliação do acesso de pessoas com deficiência às atividades culturais é um dos temas do Encontro

“Durante o Encontro as reflexões e debates tratam da cena enquanto vida, que atravessa o cotidiano, a educação, a cultura, a tecnologia, as diversas linguagens artísticas, a forma de ser e estar no mundo, e, a acessibilidade como pulsações inclusivas que lampejam mudanças para e com as diversidades humanas”, ressalta Andreza Nóbrega, fundadora e coordenadora do projeto.

Entre os convidados, estão professores, atores e atrizes, gestores culturais e especialistas na área de inclusão e acessibilidade comunicacional. A terapeuta ocupacional (UFPE) e Especialista em Dança Educacional e Inclusão (CENSUPEG) Renata Tarub (PE) faz palestra sobre dança inclusiva e apresenta a Dança do Ventre Inclusiva. Letícia Schwartz, do Rio Grande do Sul, é audiodescritora-roteirista e narradora e irá ministrar a oficina “Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, além de palestra sobre a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual.

O professor Cristiano Monteiro (UFPE) irá compartilhar suas reflexões no debate “O artista em questão: pelo direito de “ser artista com deficiência – Artes: cultura e identidade surda”, e Rapha SantaCruz (PE), Agrinez Melo (PE) conversam sobre processos de acessibilidade em espetáculos cênicos, com mediação de Rita Marize(PE). Integrando a grade de apresentações artísticas, haverá ainda os LAB de artista Experiri, no qual os alunos/atores e alunas/atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE) mostrarão o resultado da construção coletiva iniciado no curso coordenado por Andreza Nóbrega (PE) e dos alunos do Letras/Libras coordenados por Cristiano Monteiro.

Além do espetáculo para crianças “TANDAM”, da Cia etc (PE), que lança um convite direcionado a elas para uma travessia com uma dança que dá a ver o invisível. Este espetáculo tem um formato em que cada criança participa de uma experiência de imersão com cerca de 6 minutos. E cada sessão comporta no máximo 12 crianças.

O público poderá desfrutar ainda de Comunicações de pesquisas e experiência no campo da acessibilidade. Ao todo 27 trabalhos, com origem em diversos estados brasileiros, foram selecionados por meio de inscrições prévias e estão distribuídos na programação do evento.

Serviço:
4º Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco
Quando: De 02 a 05 de maio
Onde: Sesc de Santo Amaro – Rua Treze de Maio, 455 – Santo Amaro – Recife
Gratuito
Inscrições gratuitas pelo formulário
Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo e-mail vouverencontro@gmail.com

< voltar para home