Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para o Seminário Onje Iná: Comidas de Fogo

Objetivo é promover a transmissão e a preservação dos saberes, fazeres e memórias, ligados à gastronomia tradicional dos Orixás

Rennan Peixe;Divulgação

O Terreiro Nagô Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí (terreiro Axé Talabi) realizará, de 21 a 23 de novembro, em referência às comemorações do mês da consciência negra, o seminário Onje Iná: comidas de Fogo. A ação gratuita será realizada na comunidade de Paratibe, na Região Metropolitana do Recife. O objetivo é promover a transmissão e a preservação dos saberes, fazeres e memórias, ligados à gastronomia tradicional dos Orixás.

As inscrições estão abertas do até a próxima terça-feira (12), e devem ser feitas no site do seminário. As vagas são limitadas. O encontro é produzido pelo Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social, e conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Rennan Peixe/Divulgação

A atividade terá como foco a reflexão sobre a importância histórica das Onje Iná, “comidas de fogo”, pratos sacros litúrgicos ofertados aos “Orixás da quentura”, sobretudo a Xangô, divindade do panteão Nagô de grande popularidade em Pernambuco.

“Cozinhar para os Orixás é uma responsabilidade muito grande, pois os orixás são exigentes e gostam de muita fartura”, afirma Iyabasé Rosimary, cozinheira chefe do Terreiro e Mestra em gastronomia dos Orixás.

Por meio de vivências protagonizadas pela Iyabasé Rosimary Guedes, o seminário abordará os pratos dos Orixás Exú, Xangô e Oyá, assim como mitos, ofícios e celebrações resguardadas na tradição da casa, valorizando o território do terreiro enquanto espaço de preservação, fortalecimento e pertencimento cultural do patrimônio gastronômico afro-pernambucano.

Serviço:
Seminário Onje Iná: comidas de Fogo
21 a 23 de novembro de 2019
Terreiro Axé Talabi – Rua Orobó nº 257, Paratibe – Paulista/PE
Gratuito
Inscrições: https://onjeina.wixsite.com/onjeina
Mais informações: (81) 3435-4638

< voltar para home