Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para oficina de cartazes com Rico Lins

Atividade faz parte do projeto “Marginais Heróis”, que tem incentivo do Funcultura.

Rico LinsO projeto “Marginais Heróis” inscreve interessados em participar de oficina de confecção de cartazes com o designer e ilustrador Rico Lins. A oficina será realizada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, das 9h às 18h, no Espaço Fonte e na Editora Aplicação, ambos instalados no Edf. Pernambuco, no 4º e 3º andares respectivamente, na Avenida Dantas Barreto, centro do Recife. A atividade conta com 15 vagas. Os interessados deverão enviar currículo resumido e carta de intenções para o email marginaiseherois@gmail.com até 26 de janeiro. A oficina será oferecida gratuitamente aos selecionados. O projeto tem incentivo do Funcultura, com produção executiva de Ticiano Arraes e coordenação de produção de Renata Gamelo.

O objetivo da oficina é o desenvolvimento de cartazes em grupos com o tema “Marginais Heróis”, a ser impresso em risografia.  O método de impressão com Risograph se tornou uma alternativa gráfica com custo acessível, sendo utilizada inclusive em publicações de pequena e média tiragens. A impressão da Risograph tem um acabamento único, se aproximando da serigrafia e do stencil, apesar de funcionar como uma máquina copiadora. Cada cor é impressa de uma vez, o que abre as possibilidades criativas.

O tema a ser explorado na oficina vem da frase “Seja marginal, seja herói”, verdadeiro lema de Hélio Oiticica, usado por Rico Lins para desenvolver um pensamento sobre peças gráficas, técnicas empregadas, leituras e usos possíveis, com especial atenção ao cartaz.

Além da oficina, o projeto “Marginais Heróis” irá promover uma exposição que envolve Rico Lins como curador; o xilogravador J. Borges,  mestre com o título Patrimônio Vivo de Pernambuco; e o artista, pesquisador e consultor em design e novas tecnologias H.D. Mabuse. A ideia é gerar uma mostra coletiva híbrida que marque a estética criada por cada um deles e ao mesmo tempo provoque um diálogo fluente entre as linguagens, técnicas e tecnologias.

Saiba Mais

Rico Lins é formado pela ESDI, Rio, em 1979 e com Master pelo Royal College of Art de Londres, é membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle , com longa carreira internacional onde combina atividades profissionais e didáticas. Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, atuou nas últimas três décadas entre Paris, Londres, New York, Rio e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, SESC, Museu da Língua Portuguesa, além de inúmeras editoras. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e no Exterior, foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Instituto Europeo de Design SP. Publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebeu entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001.

Informações: www.facebook.com/MarginaisHerois

< voltar para home