Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições abertas para oficina de preparação física e vocal com a italiana Lina Della Rocca

Projeto “Fio dos Ventos” ainda conta com demonstração técnica e o espetáculo “L’ultima notte”, ambos com a atriz e fundadora do Teatro Ridotto.

Marcelo Casagrande

A Papelão Produções está com inscrições abertas para a oficina do projeto “Fio dos Ventos – Uma Iniciação”, com a italiana Lina Della Rocca, fundadora do Teatro Ridotto (Itália) e integrante Grupo Internacional de Pesquisa Teatral Ponte dos Ventos. A atividade terá carga horária de 60 horas, nas quais serão apresentadas técnicas de preparação física e vocal focadas na ‘poiesis’ e presença do corpo do ator-bailarino em cena. A oficina recebeu o título “Usando Tintas e Cores do Imaginário: O Mundo Pegando Fogo – Uma Experiência do Fio dos Ventos” e acontecerá, de 06 a 12 de outubro, no Espaço Vila, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O projeto tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.

São ofertadas 20 vagas para artistas, sejam eles atores, bailarinos, cantores, diretores ou estudantes das artes cênicas. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de setembro e a lista dos selecionados será divulgada no primeiro dia de outubro. Os interessados devem enviar carta de intenção e currículo para o email fiodosventos@gmail.com

Através das técnicas de treinamento físico-vocal desenvolvidas por Lina e seus companheiros do Ponte dos Ventos (Dinamarca), a oficina iniciará os atores/bailarinos num trabalho de autoconhecimento do seu corpo, fazendo-os reconhecer princípios básicos que guiam a busca por um fluxo físico e bioenergético de ações e discurso. A finalização prevê a montagem de um cortejo de rua usando como inspiração os quadros de Bajado e as canções de Capiba.

O curso é uma iniciação intensiva, com oito horas de trabalho por dia, orientadas por Lina e com monitoria dos integrantes do Fio dos Ventos brasileiro. A base do trabalho será focada no campo da pré-expressividade do ator/bailarino através do contato com exercícios como a “Dança dos Ventos”, o “Samurai”, a “Gueixa”, o “Verde”, “lançamentos e paradas”, “fora do equilíbrio”, possibilitando ao performer o contato com diferentes energias criativas e o desenvolvimento de uma forma pessoal de expressão – trabalho que já vem sendo desenvolvido com louvor no Brasil em cursos periódicos oferecidos pelo LUME Teatro (SP) e o Moitará (RJ), por exemplo. O objetivo é despertar no corpo diferentes qualidades orgânicas de energia e aprender a manipulá-las de diferentes formas e intensidades pelo corpo e pelo espaço. Junto a isso, será desenvolvido também um trabalho vocal voltado para o mapeamento dos ressonadores básicos do corpo e para as variadas formas de se empregar a voz.

A oficina é apenas um dos pilares do projeto “Fio dos Ventos”, que terá ainda uma segunda oficina exclusiva para o grupo Fio dos Ventos, uma demonstração técnica da atriz italiana no dia 05 de outubro e o espetáculo solo “L’ultima notte”, também protagonizado por Lina, no dia 16 de outubro.

Em “L´ultima notte” uma mulher sozinha dança com seus fantasmas em uma noite de inverno. Escritora, mãe, esposa, filha, mulher inquieta, poeta, frágil e resolvida. É inspirado na vida e obra de Sylvia Plath, que em 1963, com 31 anos, se suicida, deixando no mundo a marca da sua história, o amor atormentado pelo poeta Ted Hughes e uma obra vasta e cheia de sofrimento, beleza e redenção. O espetáculo tem textos de: la Bibbia, Tagore, poemas y Plath; é encenado por Lina Della Rocca, com texto e direção de Renzo Filippetti.

Sobre Lina Della Rocca
Lina Della Rocca iniciou seus caminhos artísticos a partir de um seminário conduzido por Ryszard Cieslak, ator principal do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Fundadora do Ridotto Theatre, que tem 31 anos de trabalho pedagógico no teatro, desde então, Lina participa como atriz e professora de todas as obras e projetos e do mesmo.
Com a mestra Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret), participa do grupo internacional “Ponte dos Ventos”, com encontros anuais em Holstebro (Dinamarca), desde 1989. Além de dois outros encontros latino-americanos do Ponte dos Ventos, na Bahia, e duas edições italianas, na Sicilia, em 1996, e em Bolonha, em 1997. Como educadora Lina tem trabalhado em festivais internacionais e em projetos no Brasil, Cuba, Argentina, Venezuela, EUA, Equador, Colômbia, Polônia e Itália.
Em 2002, fundou, no Teatro Ridotto, o projeto Il Filo Dei Venti, do qual é a responsável pedagógica. Este último projeto é filho do grupo Ponte dos Ventos, através do qual a atriz transmite suas experiências teatrais de mais de 30 anos de trabalho, realizando treinos regulares e experimentações artísticas. Em 2012, no Brasil, Lina inicia um novo grupo de pesquisa da arte de ator, chamado “Fio dos Ventos” do qual se propõe a ser mestra e realizar atividades anuais de formação e criação.

Sobre a Papelão Produções
Criada pelas jovens atrizes e produtoras Marina Duarte e Natascha Falcão, a Papelão Produções nasce em 2012 em Pernambuco com o objetivo de contribuir com a formação cultural dos artistas locais. Desde então vem produzindo cursos e workshops com profissionais renomados do cenário nacional e internacional, reciclando, atualizando e capacitando a classe artística. Entre os trabalhos já realizados estão as oficinas “Voz e Ação Vocal”, com Carlos Simioni (LUME Teatro SP) – 2012, em parceria com o grupo Quadro de Cena; “Dentro da Maneira do Ator”, com Lina Della Rocca (Ridotto Theatre Itália) – 2012; a aula espetáculo “Gesto, Som e Movimento”, com Helder Vasconcelos (Terreiro – PE) e Armando Menicacci (Itália/França) – 2012 e “Por uma Experiência Indisciplinar do Artista da Cena”, com Lineker (Cia Domínio Público SP) – 2014. No ano de 2013, a Papelão executou em parceria com a Caravana Tapioca o projeto “I FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO A CÉU ABERTO”, incentivado pelo Funcultura. Produziu também os projetos “Quiprocó” (Grupo Moitará RJ) e “Oficina Prática de Figurino com Raquel Theo”, ambos na Caixa Cultural Recife.

Serviço
Oficina: “USANDO TINTAS E CORES DO IMAGINÁRIO: O MUNDO INTEIRO PEGANDO FOGO – Uma experiência do Fio dos Ventos”

Ministrante: Lina Della Rocca (Itália)
Vagas: 20 (serão selecionados mediante carta de intenção e currículo)
Carga Horária: 60h / de 06 a 12 de outubro / das 9h30 às 13h30 e das 15h às 19h
Local: Espaço Vila – Rua Radialista Amarílio Nicéias, 76, Santo Amaro, Recife/PE)
Mostra Pública: 12/10, no Alto da Sé (Olinda), às 17h
Investimento: R$ 100,00
Inscrições e informações: fiodosventos@gmail.com / 81 9699.2731
Realização: Papelão Produções, Produção: Marina Duarte e Hudson Wlamir
Incentivo: FUNCULTURA, FUNDARPE, SECRETARIA DE CULTURA, GOVERNO DE PERNAMBUCO
Apoio: SESC e Espaço Vila

< voltar para home