Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Inscrições para as oficinas gratuitas do Mesa 7 vão até sábado (5)

As oficinas acontecerão entre os dias 10 e 11 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife

Divulgação

Divulgação

O coletivo Erro99 virá ao Recife pela primeira vez para ministrar uma oficina

O projeto Mesa7, que conta com incentivo do Funcultura, encerra neste sábado (5) as inscrições para as três oficinas que acontecerá entre os dias 10 e 11 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife. Com o objetivo de discutir o papel da fotografia na formação dos sujeitos e os processos criativos fotográficos, os cursos são gratuitos e os interessados poderão se inscrever através de um formulário disponível no site do coletivo – www.7fotografia.com.br. As atividades são: Processos para desenvolvimento de uma ideia, com Eustáquio Neves, Brincando com a Luz, com Miguel Chikaoka, e Tudo pode dar errado, com o coletivo Erro99.

O coletivo Erro99 vem ao Recife pela primeira vez para ministrar uma oficina. Formado por fotógrafos, produtores culturais, midiativistas e antropólogos visuais, o Erro99 atua em Minas Gerais desde 2013, com a proposta de criar e executar atividades paralelas em festivais de fotografia que proporcionassem mais inclusão e maior participação do público. Já passaram por festivais tradicionais do País como o Paraty em Foco, Foto em Pauta Tiradentes, além de terem colaborado com ocupações urbanas como Espaço Comum Luz Estrela e RESISTEIZIDORA. Em 2014, realizou o Festival Erro99, em Belo Horizonte.

No Recife, além de participar de roda de conversa no sábado (12/12), eles ministram a oficina Tudo pode dar errado, que busca estabelecer pontes entre a produção fotográfica autoral, audiovisual, internet, públicos e discursos diversos, com dinâmicas e processos criativos. “A ideia de trazer o Erro99 parte de uma vivência nossa com eles no Paraty em Foco, em 2014. A fusão entre fotografia autoral com ativismo político, linguagem típica de shows de auditório do entretenimento em massa e da comunicação mainstream desperta uma surpresa no público e acaba incentivando uma atuação/reação diferente dos fotógrafos presentes”, acredita Joana Pires, uma das produtoras do Mesa7. “A ideia da oficina bem como da participação do Erro99 na roda de conversa é desconstruir os espaços tradicionais que a fotografia ocupa e envolver seus participantes em um processo de criação e intervenção por muitas mídias e linguagens”, completa.

Com Eustáquio Neves, o Mesa7 promoverá a oficina Processos para Desenvolvimento de uma ideia. A proposta dessa oficina é trabalhar o processo criativo fotográfico imagem por imagem, através da experimentação, pesquisa, inquietação e necessidade de cada participante . Já com Miguel Chikaoka, é a vez da oficina Brincando com a Luz, que busca oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e experimentar a gênese do processo de formação da imagem através de fazeres e brincadeiras inspiradas na leitura transversal da natureza e significados da luz. “São dois fotógrafos com passagens pelo Recife que sempre despertaram a sensibilidade e a curiosidade da fotografia local porque sempre tiverem processos criativos muito individuais, generosos, e por isso mesmo, políticos”, afirma a fotógrafa Maíra Gamarra, outra criadora do Mesa7. “Para nós, ter a oportunidade de trazê-los à cidade mais uma vez para dividir essa trajetória pessoal e profissional é uma oportunidade de formar novos fotógrafos e fazer com que a fotografia da cidade repense seu caminho”, acredita.

Mesa7 2015 – Com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a 5ª edição da Mesa7 discute a arte, especificamente o papel da imagem, da fotografia e do artista no contexto contemporâneo do Brasil. Com o tema Política do Sensível, o evento reúne no Museu da Cidade do Recife o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, o professor e fotógrafo Miguel Chikaoka e o coletivo mineiro Erro99. O evento contará com roda de conversa com os três convidados mencionados, projeção fotográfica, queimão fotográfico, três oficinas de fotografia e leitura de portfólio coletiva.

Convocatória para Projeção - O 7Fotografia anunciou convocatória para a já tradicional projeção do Mesa7. Com o tema Política e Sensibilidade, a projeção chega a sua 4ª edição e conta com um prêmio especial para um dos selecionados: em parceria com o ADI – Atelier de Impressão, a Art.Monta Design e a Casa da Rua, o 7Fotografia premia um fotógrafo com uma pocket-exposição individual com todas as despesas de montagem e divulgação pagas. A exposição, com concepção e curadoria do 7, deverá acontecer na Casa da Rua (Casa Forte, Recife/PE) entre janeiro e março de 2016. A convocatória para seleção de trabalhos fotográficos, em vídeo e multimídia, segue aberta até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de novembro. Confira o regulamento do concurso aqui.

< voltar para home