Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Itinerante, projeto ‘Ler pra Ser’ chega à cidade de Araçoiaba

Jennyfhem Mendonça/Divulgação

Jennyfhem Mendonça/Divulgação

A iniciativa circula por várias cidades do Estado

Com objetivo de incentivar a prática da leitura, escrita e apropriação de sua própria história, por meio da cultura local, entre as crianças, adolescentes, jovens e adultos, o Projeto ‘Ler pra Ser’ desembarca na próxima terça-feira (11), na cidade de Araçoiaba.

Depois de passar pela cidade de Passira, região Agreste do Estado, a iniciativa chega à Região Metropolitana do Recife (RMR). As atividades começam na terça (11) e seguem até a sexta-feira (14). Durante quatro dias, o projeto traz oficinas de contação de histórias, mediação de leitura e apresentações culturais para crianças e adolescentes, gratuitamente. As ações também têm como público-alvo professores, educadores sociais e agentes culturais da comunidade. O projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Com a proposta de criar novos leitores e escritores na cidade, a iniciativa prevê a doação de uma ‘Caixa de Histórias’ – uma espécie de biblioteca ambulante que vai circular por pontos de cultura, sede de agremiações culturais, praças, associações e a própria casa dos moradores. A caixa contém um acervo de 50 livros, que incluem recursos de acessibilidade em Braille, Libras e audiolivros, voltados para o público infantil, juvenil e adulto.

Os títulos abordam questões relacionadas à identidade negra, indígena, direitos das pessoas LGBTQIA +, feminismo, mediação de conflitos, inclusão social, cultura. As publicações foram escolhidas a partir de um trabalho minucioso de curadoria que privilegia obras escritas por mulheres. “Queremos, por meio deste trabalho, contribuir para o acesso ao conhecimento, inclusão social e transformação da comunidade” afirma a produtora cultural e coordenadora do projeto, Eliz Galvão”.

As oficinas acontecerão na Escola Municipal Hildebrando Carneiro de Souza, centro – Araçoiaba, no horário das 14h às 17h. Todos eles terão acesso a camisa e certificado. O arte-educador Anderson Abreu, será responsável por ministrar oficina de contação de histórias para o público infantil. Já as atividades de mediação de leitura têm à frente o arte-educador, Guga Bezerra.

ITINERANTE - Em dezembro o projeto aconteceu na cidade de Passira (Agreste), mas até o fim do primeiro semestre de 2022, os municípios de Joaquim Nabuco (Zona da Mata Sul) e Manari, localizada no Sertão, também serão contemplados com o projeto.

Para quem desejar acompanhar o projeto na internet, pode acessar o perfil do Instagram @LigaCriativa ou entrar em contato pelo e-mail: liga@ligacriativa.com.br.

< voltar para home