Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Izidorio Cavalcanti articula intervenções artísticas no terminal da PE-15

Quinze artistas irão realizar intervenções urbanas, instalações, performances, pinturas, vídeos e desenhos.

Charles Martins apresenta lambe-lambe “Clima civil” e vídeo “Recife abaixo” nas estações Recife e Joana Bezerra.

O cotidiano dos passageiros de transporte público vai ser transformado a partir desta quarta-feira (22) pelo Projeto PE 15, idealizado pelo artista plástico pernambucano Izidorio Cavalcanti. O projeto promove a apresentação de trabalhos artísticos em suportes diversos (intervenções urbanas, instalações, performances, pinturas, vídeos, desenhos, entre outros formatos) de 15 artistas convidados no Terminal de Integração da PE 15, nas estações do metrô – Recife  (central) e Joana Bezerra – e em ônibus da linha PE 15 – Joana Bezerra. Os artistas foram selecionados pela curadora Marcela Camelo em parceria com Izidoro. O projeto é uma realização da Iziarte, com incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Confira detalhes sobre cada trabalho artístico, data e horário na programação.

Izidorio Cavalcanti mostra a performance “Prato em dó maior” na quinta (23), no hall da estação Central do metrô.

O nome do projeto faz alusão a Rodovia Estadual PE-15 que abriga o Terminal Integrado de ônibus de mesmo nome, relacionando-o ao número de artistas participantes e a quantidade de obras criadas. Entre os convidados, quatro atravessaram o atlântico para expor na cidade. De Portugal, os artistas Cristina Ataíde, Filipe Garcia, Manuel Barbosa e André Fonseca. Os demais, daqui de Pernambuco, são: Eduardo Romero, Charles Martins, Marcela Camelo, Bruno Vieira, Sérgio Vasconcelos, Mozart Santos, Daniel Santiago, Lia Letícia, Luciana Padilha, Isabela Faria e o próprio Izidorio Cavalcanti.

De acordo com Izidorio, a ideia é promover o diálogo entre as artes visuais, as pessoas que circulam pelos espaços públicos, buscando revelar suportes expressivos da arte contemporânea. “Pensamos em trabalhar com o trajeto que parte da estação PE 15, das linhas que vão diretamente para o metrô no centro do Recife, finalizando o itinerário. Teríamos dois pontos fixos para os trabalhos artísticos – a própria estação PE15 e o metrô”, explica o artista.

SOBRE O TERMINAL PE 15 MILTON SANTOS -  Localizado na Rodovia Estadual PE-15, na cidade de Olinda, é o  mais antigo terminal integrado em funcionamento. Foi inaugurado em 1992 e hoje é o terminal mais movimentado da Região Metropolitana do Recife, com 44 mil usuários e 134 coletivos realizando 1503 viagens diárias.

Saiba mais sobre o projeto na página www.facebook.com/projetope15

< voltar para home