Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Janela de Cinema leva debates sobre o audiovisual ao São Luiz

Victor Jucá/Arquivo

Victor Jucá/Arquivo

Diálogos acontecem no primeiro andar do equipamento cultural na Rua da Aurora

Começa nesta quarta-feira, 2/11, a programação de mesas do IX Janela Internacional de Cinema do Recife, que está ocupando o Cinema São Luiz e outras espaços de exibição na capital pernambucana.

Dialogando com a seleção dos filmes deste ano, a grade de debates contempla temas como a representatividade feminina e abordagens sobre gêneros não-normativos no cinema. O ciclo de mesas tem início às 16h30, no primeiro andar do São Luiz, sob o tema “O Que é Um Cinema Desobediente?”, com participação dos debatedores e cineastas Amaranta César, Ernesto de Carvalho e o crítico Victor Guimarães. A mediação será feita por Rodrigo Almeida, diretor e integrante da comissão de curtas do 9º Janela.

No dia seguinte (3), às 16h, refletindo a representatividade feminina na programação do festival, será a vez da mesa “Um Cinema Tomado Por Mulheres”, que será apresentada pelas realizadoras Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes Nara Normande e a distribuidora Silvia Cruz. A condução do debate será feita pela jornalista e júri do Janela Carol Almeida.

Encerrando a sequência, no dia 4, também às 16h, a mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens”, com os diretores Chico Lacerda e Sosha, além das curadoras Mariana Vieira e Joana de Sousa, sob mediação de André Antônio, acerca do cinema e sua abordagem atual sobre gêneros não-normativos e identidades borradas e desviantes.

A programação de mesas do Janela integra o leque de ações educativas que contam com o incentivo da Petrobras, patrocinadora do Janela. “A Petrobras abraçou a ação das mesas proposta pelo festival, com o intuito de incentivar o diálogo com os espectadores por meio de debates, conversas e encontros”, explica diretora e produtora do Janela, Emilie Lesclaux. O acesso às mesas é gratuito. Saiba mais AQUI 

Em mais uma edição, o Janela Internacional de Cinema do Recife conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

< voltar para home